Foto: Alexandre de Oliveira

A chairwoman e diretora criativa da Vvyas Giannetti Creative, Preeti Vyas, convidada pela Africa para a Semana Internacional da Criação Publicitária da Editora Referência, mostrou em números e filmes comerciais a escolha da India pela integração da publicidade aos valores indianos. Preeti acredita que para atingir a India – que pode se tornar em 2035 a terceira economia mundial (Goldman Sachs) – a publicidade tem de ser carregada da tradição local. Para ela, a India é uma sociedade em transformação que questiona as tradições mas não as abandona. Em um filme da Nike, garotos típicos indianos jogam críquete nas ruas (esporte tradicional no país). A BBC World também fez filme para mostrar um ponto de vista mais indiano, onde uma modelo veste roupa confeccionada por uma indiana vestida com trajes tradicionais indianos. Filme da Sony para a Geração W (Woman), conta a história de um casal. Embora esteja com trajes típicos, a noiva indiana adota um comportamento ousado para seduzir o marido. A publicitária afirmou que uma das campanhas de maior popularidade no país é a da
Matrimonials, agência de casamento que auxilia jovens indianos a encontrar um par, sem a interferência dos pais.

Sandra Silva