O Prêmio Lide Empresarial 2018 reconheceu seus escolhidos no segundo dia do 17º Fórum Empresarial Lide em Recife (PE), na noite desta quinta-feira (19). A premiação celebrou o trabalho realizado por executivos e autoridades que contribuem para o crescimento da economia nacional. 

Gustavo Rampini/Divulgação

Por ordem de ida ao palco, foram premiados Leonardo Framil, CEO da Accenture para o Brasil e América Latina na categoria de “Inovação”; Fernando Costa, presidente da Uniesp (representado por Stefano Costa), na categoria “Educação”; Consuelo Dias Branco, presidente do conselho do Grupo M. Dias Branco, em “Indústria”; Alcione Albanese, presidente e fundadora dos Amigos do Bem, em “Responsabilidade Social”; Flavio Dias, presidente da Via Varejo, em “Comércio”; Sergio Rial, presidente do Santander Brasil (representado por Marcos Madureira, VP), em “Financeiro”; Ana Beira, presidente do conselho da Ypê (representada por Priscila Beira e Valdir Beira Jr.), na categoria “Empresarial Feminina”; Renato Vale, presidente do Grupo CCR (representado por Ricardo Castanheira, VP), como Personalidade do Ano; e Mendonça Filho, ex-ministro da educação de 2016 a 2018, em “Gestão Pública”.

Gustavo Rampini/Divulgação

O político, que começou como deputado estadual em Pernambuco, destacou o orgulho de ter cuidado da pasta. “A passagem pelo Ministério da Educação foi indiscutivelmente a mais marcante. Aquilo que eu já tinha como convicção e certeza para a minha vida pude viver nesses quases dois anos à frente do ministério, tocando vários projetos como a ênfase na alfabetização, destaque para a formação de professores, a residência pedagógica, as 500 mil vagas para educação em tempo integral e a reforma do ensino médio”, disse.

Além deles, Claudio Lottenberg, presidente do Unitedhealth Group, controlador da Amil, recebeu uma homenagem especial. “São 17 fóruns e eu estive praticamente em todos. E posso dizer que grande parte do que pude desenvolver na minha vida eu devo relacionamentos que eu criei aqui dentro. Nosso país é um país de encanto e de grande oportunidade para que nós possamos nos desenvolver, que tem todas as condições, que é próspero. Quando vejo as pessoas que hoje estão aqui digo que me orgulho muito de fazer parte deste dia e de um grupo de pessoas que trabalham e acreditam nesse país”, afirmou.

Gustavo Rampini/Divulgação

Dia de debates 

Na sexta-feira (20), o terceiro dia de programação terá como destaque o Seminário Lide, sob o tema Democracia e Competitividade. Os debates são relacionados a economia, gestão empresarial, política e responsabilidade social. O dia terá três painéis: “A era reformista”, “Competitividade e emprego” e “Fortalecimento das instituições”.

Os participantes das mesas incluem Paulo Câmara, governador de Pernambuco; Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados; Raul Jungmann, ministro da Segurança Pública; Carlos Marun, ministro da secretaria de governo da Presidência da República; Dyogo Oliveira, presidente do BNDES; Cássio Cunha, presodente do Senado em exercício; Alexandre Baldy, ministro das cidades; João Carlos Brega, presidente da Whirpool América Latina; e Framil, da Accenture.

Iniciativa do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e realizado pelo Grupo Doria, o evento tem o propósito de debater os desafios, estratégias e o futuro do setor. Com cerca de 300 participantes, entre presidentes de empresas, autoridades e jornalistas, essa edição termina no próximo sábado (21).

 Leia mais

Marcos Quintela assume Lide Comunicação
17º Fórum Empresarial Lide começa com foco em inovação