Mercado Pago, Burger King e McDonald’s foram notificados pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, em razão das promoções de Black Friday. Segundo informações da entidade, as empresas deverão responder a um processo administrativo e podem ser multadas.

Ainda de acordo com o Procon-SP, a publicidade veiculada “informava que o consumidor só teria direito a oferta caso fosse realizada pelo aplicativo, porém as equipes de fiscalização verificaram que várias lojas das referidas lanchonetes estavam com o sistema inoperante. Assim, o consumidor não consegue adquirir o lanche pelo valor promocional ofertado.”

Segundo o Procon-SP, o Mercado Pago deverá esclarecer sobre a inconsistência do sistema que impedia a finalização das compras dos lanches durante a Black Friday.

Foi solicitado que a empresa apresente o regulamento e informe as datas e itens que faziam parte da promoção; apresente a publicidade divulgada e a comprovação das vendas efetivadas no período dos produtos anunciados na promoção. O Mercado Pago deverá ainda esclarecer quais as providências adotadas para resolver os problemas relatados pelos clientes.

De acordo com dados do Reclame Aqui, as duas redes de fast food lideraram as reclamações durante a Black Friday em 2019.

O que dizem as empresas

Por meio de nota, o Mercado Pago afirmou que apresentará as informações solicitadas pelo Procon-SP dentro do prazo. A empresa também confirmou que registrou uma instabilidade nas transações com código QR no final da manhã e início da tarde de sexta-feira (29/11) em razão de um problema na integração com os sistemas de alguns PDVs específicos.

“Embora a instabilidade tenha sido agravada por uma alta demanda pelas ofertas da Black Friday, a empresa esclarece que seu aplicativo não ficou inoperante em momento algum”, diz o comunicado. 

O Mercado Pago aponta ainda que “honrou as promoções comunicadas para a Black Friday até o fim do dia 29/11, em uma decisão tomada em conjunto com as redes parceiras. As transações promocionais seguiram funcionando normalmente no final de semana, e os clientes puderam usufruir das ofertas anunciadas com vigência até sábado (30/11), além de todas as ofertas com desconto disponíveis no aplicativo do Mercado Pago. O compromisso do Mercado Pago de honrar as ofertas em conjunto com os parceiros reforça nosso empenho em oferecer a melhor experiência de compra para os consumidores.”

Já o McDonald´s afirmou que preparou a “Méqui Friday” usando um aplicativo próprio e também algumas ofertas em parceria com o Mercado Pago.

“Essas últimas, devido à instabilidade inesperada do sistema, gerada pela grande demanda, ficaram indisponíveis em alguns restaurantes.  Lamentamos o ocorrido com nossos clientes e reforçamos que estamos colocando todos os nossos esforços junto ao parceiro pra mitigar o impacto na experiência do consumidor”, informa a rede de restaurantes por nota.

O Burger King também informou que “devido ao grande sucesso e alta procura pelas ofertas de Black Friday, as promoções oferecidas pela rede em parceria com o Mercado Pago apresentaram instabilidade no sistema de pagamento.”

Ainda por meio de nota, a rede reforçou o compromisso em “oferecer serviços de qualidade aos seus consumidores, por isso, no dia 29 de novembro, as ofertas de 6 sanduíches por R$15 e/ou 3 sanduíches por R$5 foram mantidas para todos os meios de pagamento, em todos os restaurantes participantes.”