A IBM divulgou um estudo feito em parceria com a National Retail Federation (NRF) sobre tendências globais de consumo. Sua grande descoberta é que o propósito da marca supera o custo e a conveniência como critério para compras. Foram ouvidos 19 mil consumidores em 28 países, incluindo o Brasil. 

Com a proliferação de marcas e produtos à disposição dos compradores em qualquer lugar e a qualquer momento, os valores corporativos da marca se tornam fundamentais. Consumidores de todas as idades e rendas estão dispostos a pagar preços mais altos por produtos alinhados com seus valores pessoais. Em média, 70% dos compradores que valorizam o propósito pagam um valor adicional de 35% do custo inicial por compras sustentáveis, como produtos reciclados ou ecológicos. Já 57% das pessoas estão dispostas a mudar seus hábitos de compra para ajudar a reduzir o impacto ambiental negativo.

Além disso, hoje, 79% de todos os consumidores afirmam ser importante que as marcas forneçam autenticidade garantida, como certificações, ao comprar produtos. Dentro deste grupo, 71% estão dispostos a pagar um valor adicional – 37% a mais em média – para empresas que ofereçam total transparência ao produto.

Pessoas pagam preços mais alto por produtos alinhados com seus valores

“Os compradores são cada vez menos incentivados por serviços como entrega no mesmo dia ou coleta gratuita na loja – ou influenciados por promoções e benefícios direcionados -, mas pagam preços mais alto por produtos alinhados com seus valores. Os resultados do estudo mostram que a disposição de pagar esse diferencial por marcas confiáveis ​​é mais alta para os compradores da Geração Z. Portanto, os varejistas precisam ser proativos na avaliação e compreensão do que impulsiona os principais compradores atuais e futuros, além de aumentar as margens de seus negócios ”, disse Mark Mathews, vice-presidente de desenvolvimento de pesquisa e análise da indústria da NRF. “A transparência é prova de que uma organização e suas ofertas são o que a empresa afirma ser”, completa Luq Niazi, diretor global da IBM Consumer Industries.

O estudo mostra ainda que um terço de todos os consumidores diz que deixará de comprar seus produtos preferidos se perderem a confiança e um terço já parou de comprar suas marcas favoritas de longa data em 2019. Os pesquisados estão priorizando empresas que são sustentáveis, transparentes e alinhadas com seus principais valores ao tomar decisões de compra. Eles estão dispostos a pagar mais e até mudar seus hábitos de consumo, pelas marcas que acertam nisso.

Ao mesmo tempo, os comportamentos mudaram drasticamente e os consumidores agora compram quando e onde for mais conveniente – geralmente enquanto fazem outra coisa. Sete em cada 10 pessoas compram em “micro-momentos”, ou ao mesmo tempo que realizam suas tarefas diárias. Enquanto a compra por impulso eventualmente acontecia em um passado recente, agora a novidade é de compras feitas em um dispositivo móvel enquanto está em uma loja física.