Figura lendária no Cannes Lions, Fontoura ( al lado da apresentadora Bruna Calmon) comandou criação da Ogilvy, Norton e Giovanni (Foto: Reprodução)

Contemporâneo de nomes como Roberto Duailibi, Washington Olivetto e Alex Periscinoto, o publicitário José Fontoura da Costa vai deixar saudades. Ele faleceu nesta terça-feira (5) aos 88 anos.

Fez parte de uma geração de profissionais de criação na antiga Norton Publicidade de Geraldo Alonso. Lá formou um time identificado como Subersivos, tal a ousadia que tinham. O grupo era formado por ele e Jarbas José de Souza, Neil Ferreira, Carlos Wagner de Moraes e Anibal Guastavino. Também teve passagens pela Giovanni e Ogilvy.

Frequentador assíduo do Cannes Lions, Fontoura, como era conhecido, era presença certa nas primeiras fileiras do Palais para assistir os comerciais inscritos no Festival do Filme Publicitário, como o evento era identificado no passado.

Fontoura também ficou conhecido pelas histórias e verve afiada. Conta a lenda que o conceito de que brasileiro solteiro não se dava bem em Cannes com o sexo oposto. A expressão de Fontoura ganhou o folclore da propaganda.

O jornalista Adonis Alonso escreveu nota no seu blog.

Confira também a entrevista que ele concedeu à jornalista e apresentadora Bruna Calmon no programa Reclame.