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De olho no desenvolvimento de negócios e expectativas do setor ao longo do ano, a pesquisa Van Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) é liderada pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e mostra os resultados do quarto e último trimestre de 2017, além das expectativas para 2018.

Segundo os resultados, a retomada de negócios teve uma confirmação depois de um longo período de baixa, com um expressivo otimismo para o ano que se inicia. No primeiro trimestre, por exemplo, 38,5% das agências reportaram um melhor desempenho, indo para 61,5% no terceiro trimestre.

O fechamento de 2017, no entanto, frustrou a expectativa dos otimistas. Os que esperavam que o ano fecharia melhor do que 2016 somavam 65,5%. No entanto, a pesquisa demonstrou que 57,9% tiveram realmente um ano melhor, índice que se mostra abaixo da expectativa.

Para 2018, o otimismo é ainda maior, com 68,2% dos respondentes esperando algo melhor. Para 25,9%, o novo ano será igual a 2017 e apenas 5,9% têm expectativa pessimista quanto ao ano que se inicia.

A região do Brasil que concentra o maior otimismo é do Centro-Oeste, com 78,5% na espera por um ano melhor. O número é puxado para cima principalmente pelos estados de MT e MS. Em segundo lugar vem o Sudeste, com 72,7%, tendo como mais otimistas os capixabas (90,9%), seguidos dos mineiros (80%) e paulistas (70%). Os cariocas são mais comedidos, com 50% acreditando num ano melhor. O estado mais pessimista é o Rio de Janeiro, com 25% esperando um 2018 pior que 2017.

As concorrências não tiveram grandes variações, tendo 40,4% declarando um movimento semelhante ao do trimestre anterior e pouco mais que a metade desses sentindo uma diminuição (22%). O setor de Comércio aparece como o mais próspero, seguido por Serviços.

“Os resultados da primeira tomada da pesquisa VAN Pro em 2018 são alentadores. Depois de um período difícil, as agências se juntam aos demais setores da economia e vislumbram agora um ano melhor. ”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.