Prefeito de Austin, Steve Adler, anuncia o cancelamento (Reprodução/Youtube)

O SXSW 2020 foi cancelado. Em 34 anos, essa é a primeira vez que o South by Southwest não vai acontecer. A notícia foi revelada em coletiva com a presença do prefeito da cidade de Austin, Steve Adler. O festival estava programado para acontecer de 13 a 22. A decisão será um duro golpe para a economia da cidade: no ano passado, o festival faturou US$ 355,9 milhões para a região.

Antes do anúncio ocorrer, nomes como o CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciaram que não iriam comparecer. Empresas como Amazon, Apple, Netflix, Facebook , TikTok , LinkedIn e Intel também haviam desistido.

“Estamos arrasados”, diz o comunicado divulgado pela organização do festival. “Estamos trabalhando nas ramificações dessa situação sem precedentes”, acrescenta o documento.

Apesar do anúncio, ainda na quarta-feira o serviço público de saúde a cidade disse que não havia evidências de que o fechamento do SXSW pudessem tornar a comunidade local mais segura. “No entanto, essa situação evoluiu rapidamente e honramos e respeitamos a decisão da cidade”, afirma o comunicado.

A organização afirma que está explorando opções para reagendar o evento e trabalha para fornecer uma experiência online virtual para os participantes de 2020. “Começando com o SXSW EDU”, explicam. O festival entrará em contato “o mais breve possível” com os criativos inscritos para informações sobre os próximos para possíveis reembolsos.