A Volkswagen acaba de revelar durante coletiva de imprensa global as redes de publicidade que vão liderar os negócios de comunicação da marca já a partir de 2019. Jochen Sengpiehl, chief marketing officer da Volkswagen para o segmento de automóveis, anunciou a Omnicom para liderar o marketing na Europa, o escritório central em Berlim, Rússia, Índia, Austrália e África do Sul. O grupo também fica responsável pela América Latina. Já o WPP fica com a América do Norte e a Cheil na China.

Em abril deste ano, a montadora alemã anunciou concorrência global contemplando apenas redes de publicidade. Segundo Sengpiehl, o objetivo era maximizar e otimizar a eficiência do trabalho feito até então por 40 agências mundo afora. Com o novo modelo de negócios, três redes passam a ser responsáveis por desenvolver o negócio em quatro macro regiões estratégicas.

 

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Os grupos participaram de um projeto em quatro fases que envolveu testes em relação a qualidade do serviço, desenvolvimento de plataformas de conteúdo, negociação de preço, entre outros processos.

Revelados os ganhadores do pitch global, as novas estruturas terão o mesmo padrão de metodologia, qualidade e eficiência. Segundo o executivo, as novas líderes terão abordagem data-driven, com objetivo de levar a Volkwagen a um novo patamar. “Durante anos fomos reconhecidos como líderes em automotive marketing, mas agora queremos liderar os negócios no digital marketing”, disse o executivo durante coletiva nesta manhã.

Não à toa, a internet receberá a maior parcela de investimento da companhia. Enquanto até agora, apenas 25% do bolo de €1.5 bilhão eram destinados as plataformas digitais, a partir do ano que vem o número saltará para quase 50%. Para dar suporte ao objetivo, Facebook e Google terão papel relevante como parceiros de negócios em social media, revelou o executivo.

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As novas líderes terão pela frente algumas lições de casa, a começar pelo desenvolvimento do redesenho da marca, que inclui logomarca, design corporativo, novos sinais e padrão de cores. Outra missão será pensar uma nova abordagem voltada para conteúdo que envolve o desenvolvimento de uma nova campanha de marca. Reforçando o direcionamento no digital, a fabricante também determinou a criação das novas plataformas online voltadas para a personalização de serviços, experiência e jornada do consumidor, além de um novo e-commerce. A expectativa é aumentar o número total de visitantes no site de 210 milhões (2015) para 360 milhões (2020).  

 No Brasil, a Volkswagen segue sendo atendida pela AlmapBBDO, que faz parte da BBDO, divisão do Grupo Omnicom.  Segundo Sengpiehl, a agência vai ser fortalecida pelo grupo com a nova configuração, atuando no mercado da América Latina de forma mais preponderante