Desde a saída de Martin Sorrell, o grupo WPP, holding proprietária de agências como Grey, JWT, Ogilvy, VMLY&R, entre outras, vem anunciando mudanças com objetivos diversos, mas com foco principal em entregar mais gastando menos. O grupo revelou hoje alguns resultados de sua revisão estratégica, estabelecendo um novo plano trienal para retornar o crescimento dos negócios.
A nova estratégia foi divulgada antes da conferência de investidores da holding em Londres. A empresa planeja gastar aproximadamente US$ 377 milhões em custos de reestruturação ao longo de três anos, gerando economias estimadas em US$ 346 milhões. Cargos também serão cortados em números que devem ultrapassar 2500 colaboradores, segundo o The Telegraph. A estratégia foi intiulada como “evolução radical”. “Radical porque estamos tomando medidas decisivas e implementando grandes mudanças; evolução, porque vamos conseguir isso enquanto respeitamos as coisas que fazem da WPP a grande empresa que é hoje”, afirma o CEO que substituiu Sorrell, Mark Read.
“Estamos fundamentalmente reposicionando a WPP como uma empresa de transformação criativa com uma oferta mais simples que nos permite atender às necessidades presentes e futuras dos clientes. Essa proposta mais contemporânea já nos ajudou a conquistar novos negócios, incluindo a conta criativa da Volkswagen na América do Norte”, diz o CEO.
Ainda segundo Read, a empresa simplificará sua oferta abrangendo quatro áreas: comunicações, experiência, comércio e tecnologia. “A reestruturação do nosso negócio permitirá um aumento do investimento em criatividade, tecnologia e talento, aprimorando nossas capacidades nas categorias com maior potencial de crescimento futuro. Além de melhorar nossa oferta e criar oportunidades para os clientes, esse investimento impulsionará o crescimento sustentável e lucrativo de nossos acionistas”, complementa Read.
Outro ponto abordado em comunicado é a venda da Kantar. Segundo a holding, as propostas serão avaliadas e, se uma transação for acordada, é provável que a negociação seja anunciada no segundo trimestre de 2019.
A WPP foi pressionada após perder negócios de longa data, como a redução da parceria com a Ford. Constantemente, o grupo vê os rivais Publicis e Omnicom com maior capitalização de mercado na bolsa.