Classe A Concept é o carro de entrada da montadora

 

Jovens, descolados e dispostos a comprar um carro de luxo: este é o target que a Mercedes-Benz pretende conquistar com o novo Classe A, que deve chegar no país em 2013. Na última semana, a montadora alemã apresentou em São Paulo o conceito do novo modelo. “É um carro ideal para o público jovem”, afirmou Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e Head da Daimler Latin America. Esta foi a primeira vez que o modelo foi apresentado fora da China, Estados Unidos e Alemanha.

O carro será o modelo de entrada da Mercedes e faz parte de uma nova plataforma de carros pequenos que a montadora irá lançar até 2015 e com a qual pretende ganhar volume. O primeiro foi o Classe C, lançado no país no ano passado. No segundo semestre, chega ao Brasil o Classe B e, em 2013, o Classe A para juntar-se à família de compactos. O preço dos carros irá variar entre R$ 90 mil a R$ 120 mil. O universo da moda, da arte e do design é onde a marca pretende ativá-lo.

De acordo com Dimitris Psillakis, diretor de vendas e marketing da montadora no Brasil, a companhia pretende liderar o segmento de compactos até 2020, mercado que será um dos focos da empresa nos próximos anos. “Ele será mais barato que outros modelos que temos e irá atrair mais jovens e mais clientes para a marca”, disse.

O target são consumidores entre 30 e 45 anos. Por isso, seus diferenciais são o design arrojado, inspirado na engenharia aeronáutica, e recursos que o transformam em um modelo hightech. É possível integrar totalmente um smartphone aos sistemas operacionais do veículo. Todas as funções do telefone, incluindo rádio via internet, e-mail e acesso a redes sociais, como Twitter ou Facebook, podem ser controladas por meio de um botão que funciona como um mouse na tela do painel. “É um modelo que une design, baixa emissão de poluentes e segurança”, ressaltou Ziegler.

Economia, antes distante dos modelos de luxo, também é apontada como um dos diferenciais do novo carro. A companhia o descreve como um compacto “especialmente econômico, esportivo e confortável”. Na apresentação do novo modelo, a exposição do fotógrafo Luis Tripolli foi inspirada na água, remetendo às práticas e tecnologias sustentáveis usadas pela montadora. Ao lado do carro, Tripolli retratou personalidades, como Luiza Brunet e o judoca Flávio Canto, ao lado de carros da Mercedes.