![]()
Expandir a área de cobertura do mercado brasileiro. Essa é uma das principais estratégias da Mercedes-Benz para driblar uma possível crise econômica neste ano. Um dos caminhos para isso, de acordo com Dimitris Psillakis, diretor-geral Automóveis da montadora, é investir em novas concessionárias. “Para este ano, nossa expectativa é aumentar em mais de dez unidades”, garante o executivo.
Em 2013, por exemplo, a Mercedes-Benz abriu 32 novas concessionárias e, no ano passado, foram 45. “Essa é uma estratégia para ficarmos mais próximos dos clientes e criar relação com possíveis novos compradores”, afirma Psillakis, lembrando que no ano passado, a montadora bateu recorde de emplacamentos. Foram 11.912 unidades e a expectativa é aumentar este número em 2015.
Porém, nem tudo “são flores”. Dados do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgados no último dia 6 de janeiro apontaram que 244 trabalhadores foram desligados da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, após o fim do período de suspensão de contratos (o chamado layoff) de 1.015 empregados dessa unidade. À época, a empresa chegou a confirmar que houve demissões, mas negou o número informado pelo sindicato.
Psillakis, no entanto, reconheceu que o cenário atual da economia brasileira não é o dos mais favoráveis. “Mas estamos preparados para enfrentar essa crise. Temos dois lançamentos, de 2014, que são produtos atrativos e que tiveram uma boa recepção do público”, conta, se referindo aos modelos CLS 64 e o GLA 45, que, de acordo com o executivo, foram os responsáveis por 65% do volume total de vendas no ano passado e que são a grande aposta da montadora para este ano.
Top Night
Na próxima quarta-feira (4), a Mercedes-Benz fará a 9ª edição da Top Night – festa que antecipa tendências e apresenta as novidades reservadas ao mercado brasileiro para um público ligado a moda, design e inovação.
O evento, que acontecerá na Casa Fasano, em São Paulo, será palco da exposição “Pérolas Negras”, uma homenagem à beleza negra aliada à sofisticação dos automóveis Mercedes-Benz, realizada pelas lentes do fotógrafo Luiz Tripolli.
As estrelas que representam as pérolas negras são as atrizes Cris Viana, Lucy Ramos, Ildi Silva, Pathy Dejesus, Juliana Alves e Adriana Alves; a cantora Negra Li; a jornalista Joyce Ribeiro; a modelo Antonela Xavier; e Fabiana, meia de rede da seleção brasileira de vôlei e titular nos dois títulos mais importante do país na modalidade – as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012).
“Aproveitamos este momento especial para reunir os amantes dos automóveis Mercedes-Benz e apresentar as novidades da marca, que está mais jovem e arrojada”, afirma Psillakis, dizendo que a tendência para este ano será pautada basicamente pela conectividade. “Hoje em dia, tudo passa pelo smartphone, e é isso que inspira bastante”, conclui.