A Mercedes usou um artifício pouco habitual no filme de lançamento do novo Classe A, publicado nas redes sociais. A peça de apresentação do modelo é embalado pelo funk “Passinho do Volante”, do grupo MC Federado e os Leleks.
O comercial destaca os sistemas Steer Control e Adaptative Brake, que garantem mais estabilidade ao automóvel. Tais propriedades têm tudo a ver com o funk, bastante difundido nas redes sociais, de acordo com Bruno D’Angelo, diretor de criação da Adbat/Tesla – agência responsável pela criação do trabalho. “A ideia de usar o funk surgiu quando percebemos que precisávamos de uma peça que falasse com muita gente. Queríamos falar dos features do carro de forma divertida e entendemos que o ‘Passinho do Volante’ casaria com esse conceito”, diz.
O filme, publicado na página oficial da montadora no YouTube, faz alusão à letra do funk. “Nada melhor do que poder girar o volante de um lado para o outro e contar com toda a segurança do novo Classe A: tecnologias como o Steer Control e Adaptive Brake garantem precisão e estabilidade mesmo em condições de pista molhada”. O comercial ainda destaca o nome do modelo, Classe A, combinando com canção, que diz “AAAAAA Lelek lek lek lek”, também segundo o vídeo do YouTube.
O sucesso da música foi um dos fatores que influenciou a criação da Adbat/Tesla na hora da escolha. “É uma música que os grandes campeões, como o Neymar, o Usain Bolt e o Anderson Silva estão dançando”, diz D’Angelo, completando que a Mercedes foi corajosa ao adotar o funk para lançar um de seus produtos. “Eles têm muita confiança no carro que estão fazendo. Entenderam nossa proposta e estão alinhados com a estratégia de usar as redes sociais para potencializar a comunicação. Tiveram muita coragem”, finalizou o diretor de criação da agência, que atende a conta digital da Mercedes desde 2007.