Mesmo crescendo menos, edição de 2013 bate recordesNa edição histórica do Cannes Lions, que completa o 60º ciclo do Festival Internacional de Criatividade em 2013, o evento celebra seu novo recorde histórico de inscrições. As presenças brasileira e americana, as duas de maior relevância em quantidade de trabalhos, também atingem a marca mais alta entre todas as edições. A velocidade de crescimento, porém – que vinha se mostrando exorbitante desde a recuperação da recessão que abateu o mercado em 2009 –, apresenta um freio significativo.

Um total de 35.762 peças e cases foram confirmados como concorrentes a Leões, número 4,2% maior que os 34.301 de 2012. No ano passado, o avanço em relação a 2011 havia sido de 19% – mesma margem de crescimento da edição em questão. O Brasil se mantém como o segundo país com mais trabalhos inscritos: 3.473. Apesar de configurar novo recorde, o montante é apenas 1,67% maior que o de 2012 – quando o país havia dado um salto de 29,1% em relação a 2011, após um avanço de 25% anteriormente.

Dois países de grande representatividade apresentaram diminuição relevante de inscrições. A Alemanha, que participou com 3.375 peças em 2012, aparecendo no 3º lugar, cai para o 4º posto este ano, com 1.994. Já a Espanha, que continua enfrentando dificuldades econômicas, desceu da 8ª para a 12ª posição, de 1.098 para 763 trabalhos.

Por outro lado, três participantes se mostram mais fortes em 2013. Os Estados Unidos, líderes históricos, aumentaram em cerca de mil inscrições sua presença, passando de 5.058 para o recorde de 6.078 este ano. O Reino Unido, origem do Top Right Group – controlador do Cannes Lions –, assumiu a terceira posição ao elevar de 2.342 peças para 2.671 – beneficiado com a queda alemã. Outro país em ascensão é a China, que, do 16º posto em 2012, com 571 inscrições, passou para o 10º, com 873.

“DM9s” Lideram

A DM9DDB é a agência brasileira de maior representatividade na lista de inscrições do Cannes Lions 2013. Inscrevendo-se como DDB Brasil, prática comum nos últimos anos, a operação reuniu, nesta edição, as inscrições da DM9 “original”, com sede em São Paulo (220), com as de DM9Rio (69) e DM9Sul (64). Com a divisão, a AlmapBBDO assumiria a liderança, ao participar com 250 trabalhos. Porém, perante o festival, a forma de inscrição transforma a DDB Brasil em uma única agência – inclusive em concorrência por prêmios como o de Agência do Ano, por exemplo.

A Y&R aparece como a terceira agência do país com mais inscrições: 242 – número bem próximo ao do ano passado; enquanto a Ogilvy, terceira agência mais premiada do Cannes Lions 2012, subiu da quinta para a quarta posição, inscrevendo 214 peças – diante das 186 da edição passada. Voltando ao festival após seis anos, a Africa aparece no 5º posto, com 169 peças inscritas. Completam o top 10 Leo Burnett Tailor Made, com 148; F/Nazca S&S, líder no ano passado, com 143; JWT, com 118; Artplan, com 93; e Talent, com 88. Um total de 175 agências brasileiras participam do Cannes Lions 2013.

Gráfica

A área de Press Lions é a que mais tem trabalhos inscritos globalmente: 5.711. O número é bem próximo à “irmã” Outdoor, na qual concorrem 5.610. Na terceira posição está a mais tradicional das áreas, Film Lions, com 3.125 inscrições, seguida por Media (3.031), Promo & Activation (2.974) e Cyber Lions (2.627).

No Brasil, Outdoor é a área mais representativa, com 817 inscrições. Press teve cerca de 150 inscrições a menos que em 2012, totalizando 797, sendo a segunda divisão de maior presença nacional. Na sequência estão Promo & Activation (312), Direct (290) e Media Lions (249).

A queda mais significativa foi de Film Lions – de 174 para 109. Em porcentagem, Creative Effectiveness caiu pela metade, de quatro para duas inscrições – oriundas de DM9 e Y&R. Já os maiores avanços foram em Direct (236 em 2012), Branded Content & Entertainment e Mobile, ambas estreantes no ano passado, subindo de 47 para 84 e de 63 para 100, respectivamente.

Innovation, que terá sua primeira edição em 2013, recebeu um total global de 270 cases inscritos. O Brasil concorre com 17: três da Y&R, dois da DM9, dois da Ogilvy, dois da Leo Burnett, dois da JWT, dois da AgênciaClick Isobar, dois da ID, um da Africa e um da Loducca.