Plataforma ganha centralização de campanhas, IA para atendimento e ligações para empresas
Durante a quarta edição do 'Conversations', evento global da Meta realizado nesta terça-feira (1º) em Miami, a companhia apresentou uma série de atualizações que reforçam o papel do WhatsApp como plataforma de negócios. Entre as novidades, estão a integração dos canais de marketing no gerenciador de anúncios, a ampliação do uso de inteligência artificial e a introdução de chamadas de voz e vídeo para empresas que usam a plataforma Business.
Com foco em eficiência, a Meta permitirá que empresas de todos os portes centralizem a gestão de campanhas no WhatsApp, Facebook e Instagram a partir de um único ambiente. A ferramenta agora possibilita o uso dos mesmos criativos e orçamentos para diferentes canais, além de permitir a inserção manual de listas de assinantes e o uso da solução Advantage+, que distribui automaticamente os recursos com base em performance.

O WhatsApp também avança na aplicação de IA para atendimento. A Meta anunciou a expansão das IAs comerciais para mais empresas no México e iniciou testes com assistentes que podem fazer recomendações de produtos, concluir vendas e oferecer suporte dentro do próprio aplicativo.
Outra frente de expansão é o suporte por voz. Nas próximas semanas, empresas que utilizam a plataforma Business poderão receber chamadas de clientes ou fazer ligações quando solicitado, além de enviar e receber mensagens de voz. A novidade também prevê, futuramente, o uso de voz com IA, e inclui a opção de videochamadas, voltada a segmentos como o de saúde.


Segundo a Meta, mais de 3 bilhões de pessoas utilizam o WhatsApp todos os meses em mais de 180 países. Atualmente, são mais de 600 milhões de conversas diárias entre pessoas e empresas nas plataformas da empresa, com mais de 200 milhões de usuários ativos do WhatsApp Business globalmente.
Dados encomendados pela Meta à Kantar em abril de 2025 reforçam a preferência dos brasileiros pela comunicação via mensagens: 88% dos adultos online no país consideram essa uma forma rápida e fácil de falar com empresas; 79% preferem enviar mensagens a fazer ligações; e 80% dizem preferir mensagens em vez de e-mails. O levantamento também mostra que 76% acham útil ter a opção de chamadas de voz no atendimento, e 69% já descobriram pequenos negócios por meio de conversas.