Com investimento de R$ 5,5 bilhões, unidade é a maior da marca fora da China

Com o mote ‘BYD é do Brasil’, a montadora apresentou nesta terça-feira (1º) os primeiros protótipos dos veículos montados em sua nova unidade fabril em Camaçari, na Bahia.

Ainda sem previsão para o início das operações comerciais, o projeto marca um novo capítulo para a atuação da marca no país.

Presente no Brasil há uma década, a nova fábrica é a maior da companhia fora da Ásia, localizada no município da região metropolitana de Salvador. O complexo ocupa a antiga planta da Ford, que foi desativada em 2021.

Unidade fabril localizada no município de Camaçari

“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD no Brasil.

Modelos com preços reduzidos

O primeiro modelo 100% elétrico montado em solo brasileiro é o BYD Dolphin Mini, hoje o carro elétrico mais vendido no país.

Modelo Dolphin Mini em linha de produção

Outros dois modelos também integram a linha inicial: os híbridos Song Pro e o sedã King.

Protótipo do Song Pro em montagem

Durante o evento, Baldy anunciou que, mesmo com o investimento realizado, os preços dos veículos serão reduzidos como parte do novo momento. “A resposta que eu tinha pronta era de que o preço seria mantido. Mas, em virtude da celebração da nova fábrica, reduzimos os preços”, declarou.

Com isso, o BYD Dolphin Mini passou de R$ 122.800 para R$ 119.990. Já o Song Pro foi de R$ 204.800 para R$ 199.990.

Histórico das obras

Anunciado em julho de 2023, o complexo teve as obras iniciadas em março de 2024. O investimento, antes estimado em R$ 3 bilhões, subiu para R$ 5,5 bilhões. Passados 15 meses do início das obras, os primeiros testes de produção foram iniciados.

“A fábrica da BYD em Camaçari é uma realidade. Ela vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município ao ativar toda a cadeia produtiva de automóveis elétricos e híbridos”, afirma Luiz Carlos Caetano, prefeito da cidade.

Neste primeiro momento, a produção segue o sistema SKD (semi knocked-down), com montagem parcial a partir de componentes importados.

“Serão 12 meses no regime SKD. Depois disso, com os novos investimentos e prédios em construção, nossa meta é avançar para um modelo de produção local e completa”, explica Baldy.

Geração de emprego

Atualmente, mais de mil pessoas já trabalham na unidade. A vice-presidente executiva global e CEO das Américas e Europa da BYD, Stella Li, anunciou a oferta de 3 mil vagas imediatas, com potencial de alcançar 20 mil empregos quando a operação atingir sua capacidade plena.

Operação já conta com mil trabalhadores

“Estamos qualificando mais de 100 empresas brasileiras para fazerem parte da nossa cadeia de produção”, afirmou. A Continental Pneus, localizada nas proximidades da fábrica, foi a primeira fornecedora homologada.

(Crédito das fotos: Divulgação)