Empresas terão acesso a publicações do Facebook e Instagram para fazer a checagem dos fatos de conteúdos denunciados como falsos
A Meta anunciou que a Reuters Fact Check e UOL Confere são os novos integrantes do programa de verificação de fatos da empresa no Brasil.
A iniciativa conta com seis parceiros que ajudam a chegar os conteúdos postados no Facebook e Instagram meses antes das eleições presidenciais no país, como: Agência Lupa, Aos Fatos, Agence France Presse (AFP) e Estadão Verifica.
"A chegada da Reuters Fact Check e do UOL Confere ao nosso programa de verificação de fatos no Brasil reforça nosso compromisso em combater a desinformação", afirmou a gerente de Parcerias Estratégicas da Meta com Veículos de Notícias na América Latina Dulce Ramos.
A Reuters Fact Check e o UOL Confere terão acesso a conteúdos no Facebook e no Instagram como posts para notícias, fotos e vídeos denunciados como falsos pela comunidade ou identificados a partir de uma série de sinais, para analisar sua veracidade.
“A disseminação de desinformação é um desafio crítico em todo o mundo, particularmente no contexto de eleições. Expandir nossa parceria de checagem com a Meta no Brasil nos permitirá entregar informação precisa e verificada para ajudar as pessoas a tomarem decisões melhores nesta eleição", afirmou a editora de checagem de fatos da Reuters, Christina Anagnostopoulos.
Pelo programa de verificação de fatos da Meta, os conteúdos nas redes sociais da empresa marcados como falsos, alterados ou parcialmente falsos tem a distribuição reduzida nos feeds e os usuários que ainda assim visualizarem esses conteúdos, os verão cobertos com um rótulo e um link direcionando para a verificação de fatos.
Além disso, ao tentarem compartilhar esse tipo de conteúdo, os usuários receberão um alerta de que se trata de uma publicação não confiável.
Com a iniciativa, as páginas, grupos, contas e sites que, repetidamente, compartilham notícias falsas também passam por restrições, incluindo a redução do alcance do conteúdo.
“A parceria com a Meta é muito importante dentro de nossa estratégia de aumentar o volume de checagens de notícias. É uma medida que considero fundamental para, ao mesmo tempo, minimizar o impacto da desinformação e alertar o público a não acreditar em tudo o que recebe, lê ou vê”, completou o diretor de conteúdo do UOL, Murilo Garavello.
O programa de verificação de fatos da Meta foi lançado em 2016 nos Estados Unidos e, desde então, foi expandindo para dezenas de países. Atualmente, o programa inclui mais de 80 parceiros em todo o mundo checando conteúdo em mais de 60 idiomas.