A edição 2015 do Fórum Aner de Revistas também teve a participação do presidente-executivo do IVC (Instituto Verificador de Comunicação), Pedro Silva, que falou brevemente sobre a recém-lançada Métrica Única de Audiência, adotada pela ANJ (Associação Nacional de Jornais).

Após a explicação do método, Flávio Ferrari, diretor-geral da Ipsos Connect, confirmou ao propmark que a nova metodologia já está sendo aplicada em revistas e, a partir do próximo mês, será oficialmente adotada para o meio.

Marçal Neto

A nova Métrica Única de Audiência, desenvolvida em conjunto pela Ipsos, IVC e Comscore, a pedido da ANJ, visa dar a real dimensão da audiência dos meios impressos, considerando o conteúdo produzido para o meio digital. O produto foi lançado no mês passado e, a princípio, seria aplicado somente aos jornais.

“Todo o processo está em fase final de aprovação pela Aner e em dezembro a Métrica Única deve passar a valer também para revistas”, declarou Ferrari.

“Todo o cenário sofreu mudanças. Não se pode mais considerar as audiências dos jornais e revistas só pela parte impressa. A percepção de que a audiência de jornais e revistas está caindo é falsa, pelo contrário, ela aumenta. Quando as pessoas vêm uma informação no Facebook, por exemplo, elas logo checam se é verdade no site de algum jornal ou revista, procuram por algo com mais credibilidade. O que propomos é medir a audiência dos meios impressos considerando diferentes locais”, complementou.

Ferrari reforçou que uma visão unificada da audiência, além de mostrar que o alcance da mídia impressa é muito maior do que aquilo que é lido no papel, deve aumentar a consideração dos anunciantes pelos jornais e revistas no plano de mídia. BB