O Metrô News começa 2018 com o objetivo ousado de ser o jornal com mais leitores da Grande São Paulo. “Quando mudou nossa diretoria, a gente adotou o posicionamento de ser um dos jornais mais lidos de São Paulo e perguntamos ‘o que podemos fazer para ser o primeiro?’. Hoje temos 1 milhão de leitores, mas a circulação no Metrô é de 4,7 milhões de pessoas. Como chegar em quem não chegamos ainda?”, questiona André Lopes, diretor-comercial e marketing do Metrô News. Uma das táticas é investir no digital. O portal do Metrô News passa por mudanças e será responsivo.

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A diretora-presidente Roseli Thomeu assumiu a gestão, ano passado, depois que a empresa esteve por nove anos sob a direção de Andrea Thomeu, sobrinha de Roseli, que morreu em abril. De lá para cá, houve mudanças, como a realização de pesquisa Marplan e a filiação ao IVC (Instituto Verificador de Comunicação). 

“A pesquisa apontou que o Metrô News, em número de leitores, é o segundo maior da Grande São Paulo, atrás do Metro, e o terceiro maior de São Paulo. O primeiro é a Folha de S.Paulo; o segundo, o Metro; e o terceiro somos nós. Isso virou argumento para vender publicidade”, conta Lopes. 

O executivo aponta como vantagem da publicação o fato de as pessoas terem total atenção para o jornal, já que estão confinadas nos vagões. “As pessoas têm, em média, 33 minutos para ler dentro do metrô, o que é um tempo de impacto muito bom”, diz Lopes. A circulação do Metrô News, de segunda a quarta, é de 50 mil exemplares; e de quinta e sexta, 90 mil. 

O departamento comercial tem apostado bastante em parcerias. No ano passado, no dia anterior à Black Friday, o jornal circulou, pela primeira vez em seus 43 anos, com edição vespertina extra, graças a uma parceria com a Via Varejo. No último dia
9, por conta do Carnaval, a publicação também teve uma edição extra. Foram mais 30 mil exemplares do Guia do Carnaval entregues no Sambódromo e no Carnaval de rua de São Paulo, além dos 90 mil exemplares distribuídos normalmente pela manhã no metrô.