Com a peça “From Obama to Putin”, criada pelos alunos Gabriel Moraes, Igor Pontes, Raquel Segal e Tiago Daltro, do Rio de Janeiro, a Miami Ad School levou o prêmio “Student of the Year”, concedido pela Lürzer’s Archive desde 2005. Pela primeira vez, a sede carioca da escola de Criação conquista este título.
Totalmente desenvolvida pelos alunos da Miami Ad School Rio, a peça premiada anuncia o “Hand Sanitizer” da Purell, um antisséptico para higienizar as mãos.
Parte de uma campanha “Dirty Hands” composta por três anúncios, “From Obama to Putin” segue a lógica de toda a comunicação: uma mão se suja, passa para outra, indo para uma terceira e assim por diante, até chegar no último personagem. A inspiração veio de um meme realizado com o técnico da Alemanha durante a Copa do Mundo de 2014.
“O processo de criação foi intenso. Com um grande debate entre professores e orientadores do curso sobre ter uma assinatura ou não. No final, decidimos pelo mais simples”, conta Igor Costa, hoje redator da Heads.
As outras peças da campanha são “From Brad to DiCaprio”, com astros do cinema, e “From Maradona to Messi”, com personagens do esporte.
Para Rachel Segal, assistente de arte da NBS, o grande desafio da campanha foi encontrar imagens que faziam sentido. “As primeiras e últimas fotos das sequências foram piores, porque tinha que ser alguém fazendo algo não muito legal e outro reagindo. Uma hora, inclusive, quase desistimos da terceira peça, mas o Tiago (Daltro) persistiu e encontrou uma boa sequência.”
“Competir com escolas do mundo inteiro e ganhar um dos prêmios mais disputados é sempre um indicador que nossa metodologia é inovadora e de excelência”, ressalta Paulo André Bione, diretor acadêmico da Miami Ad School, lembrando que novas turmas regulares começam no próximo dia 7 de outubro.
A campanha “Dirty Hands” da qual faz parte a peça já foi premiada com Ouro no ADC (Art Directors Club) além de ter sido selecionada no Communication Arts, no Applied Arts e entrar para o shortlist do Golden Award of Montreux.