Começou nesta segunda-feira (14), a 22 Semana Internacional de Criação Publicitária, evento realizado pela Editora Referência, com patrocínio da ESPM, Terra e ANJ (Associação Nacional de Jornais); e apoio da Play It Again, Clube de Criação de São Paulo, Tribo Interactive, Fleming, Bossa Nova Films, O Estado de S. Paulo, 511 Filmes e Rede Globo.
O convidado de honra, Roberto Duailibi, sócio-diretor da DPZ, fez a abertura afirmando que para o sucesso profissional a pessoa precisa “destravar”. “O cérebro é a grande máquina que a natureza deu a vocês”, disse Duailibi para a platéia formada por sua maioria por estudantes.
Em seguida, David Romanetto, diretor de criação da Giovanni DraftFCB, apresentou o convidado internacional, Michael Simons, diretor de criação da DraftFCB Austrália, que falou sobre “Perspectivas de um publicitário autraliano-neozelandês há 30 anos no mercado, mas mais entusiasmado com o que vê hoje do que quando começou”.
Simons afirmou que o fracasso é inevitável para o sucesso e não se pode ter medo dele. Eu acredito que o fracasso seja uma coisa boa. Eu mesmo falhei diversas vezes, mas aprendemos com ele”, disse o profissional que adora mudanças (e as faz a todo momento em sua agência). E também acrescentou que devido à globalização e às diversas mídias, o mundo vive
seu melhor momento para a exploração da criação. “Agora é o momento para ser criativo e ter grandes idéias que farão a diferença”, completou.
Por fim, Fernando Luna e Sérgio Prandini, da LongPlay Comunicação 360, apresentaram o convidado Julian Treasure, chairman da The Sound Agency Londres/Inglaterra, que discutiu sobre “O Som influência”. O profissional acredita que o som é essencial para uma marca se fazer presente e ganhar mercado”. Porém, pode gerar o efeito contrário e provocar quedas nas vendas. “A escolha da música ambiente de uma loja, por exemplo, pode ser certeira ou não. Se há um cuidado na escolha da música ambiente, haverá melhoria nas vendas, pois os consumidores ficarão mais confortáveis e serão levados ao consumo”, acredita.
Treasure ainda completou que o design soudspaces é uma profissão do futuro e que isso pode ser um diferencial em uma campanha de sucesso. “A música e o som são os diferenciais de uma marca e de um produto. Com uma música correta, você pode aumentar as vendas como pode derrubá-las se não souber usá-la da maneira correta”, finaliza.
Maria Fernanda Malozzi