Ainda na década de 90, a Microsoft comprava e popularizava o Hotmail, primeiro serviço online de e-mails da internet, lançado em 1996. Duas décadas depois, a ferramenta perdeu espaço e mercado para plataformas mais eficientes, como o Yahoo! Mail e o Gmail e, apesar da base com mais de 360 milhões de usuários, estava perdendo mercado. Agora, a empresa fundada por Bill Gates ‘evolui’ o Hotmail para o Outlook.com, que promete mais facilidades, integração com as redes sociais, Skype e outras funcionalidades.
A iniciativa faz parte do plano da Microsoft de se aliar às redes sociais e outros aplicativos para popularizar suas ferramentas. Assim como no Hotmail.com, o Outlook.com cria automaticamente uma conta no Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger, que também perdeu espaço para Gtalk e Facebook Chat). A marca Outlook é conhecida pelo software de gerenciamento de e-mails, usado majoritariamente em escritórios. Apesar da plataforma estar diferente, os endereços seguirão os mesmos. Ou seja: se você tinha um e-mail @hotmail.com, ele continua com o mesmo sufixo.
Com cerca de 36% de mercado, o Hotmail ainda é o serviço de e-mail com maior market share, de acordo com a ComScore. Ainda assim, a ascensão meteórica do Gmail fez com que a plataforma do Google conquistasse 31% do mercado, enquanto o Yahoo! Mail segue com 32%.
O design do Outlook.com tem uma cara mais clean, seguindo a tendência dos últimos anos. No vídeo de apresentação da ferramenta, a Microsoft provoca a rival Google, colocando o Gmail como ultrapassado e cheio de anúncios indesejados.