Jurado brasileiro da competição Media do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, André França tem uma carreira consolidada na área, primeiro na Lowe Loducca em 1996, onde contribuiu para o lançamento de marcas como Mitsubishi, HSBC e Harley Davidson. Quatro anos depois foi um dos fundadores da LOV, uma das pioneiras da métrica digital no mercado brasileiro. Mudou de lado e passou oito anos na Nestlé como mídia e também como executivo de planejamento, eventos, promoção, embalagem e digital. Atualmente é vice-presidente de dados e mídia da WMcCann, onde está desde 2015. Porém, a partir de julho, França assume a presidência da agência que integra a holding Interpublic no Brasil.
PERFIL
Sou um cara técnico, que gosta de entender a lógica por trás dos trabalhos e de procurar a próxima tendência, as novas tecnologias, sempre com o intuito de aprender e me transformar. Comecei minha carreira consertando Boeings 767. Depois, trabalhei no Bank Boston para pagar a faculdade de comunicação. Tive experiências em praticamente todo tipo de agência. Cheguei até a abrir, e depois vender, uma agência digital. Por oito anos fui cliente. Hoje, um dos meus grandes desejos é formar pessoas preparadas para o futuro, que está aí batendo na nossa porta. Gosto de quadrinhos, de ir ao cinema e, principalmente, de viajar, não me importa se nos Boeings em que comecei a vida. O importante é que seja sempre na mesma companhia: dos meus filhos, Nina e Pedro, e da minha mulher, Vanessa.
PREPARAÇÃO
Nós, profissionais de comunicação, precisamos estar em evolução o tempo todo. Nosso mercado é muito volátil. Dessa forma, eu sempre estou pesquisando e conhecendo coisas novas para me manter atualizado. Neste preparativo para o julgamento do Cannes Lions não é diferente. Estou sempre aprendendo, conhecendo e evoluindo como profissional.
EXPECTATIVA
Mídia é sinônimo de transformação. Eu vi a ascensão do profissional de mídia. Sempre foi uma disciplina muito importante, mas quando comecei ainda era tratada como secundária, sendo que, hoje, ela está inserida bem no meio da jornada. Ela é crucial dentro do projeto de qualquer anunciante. A cada dia, surgem novas plataformas, ferramentas e tecnologias, para que o profissional de mídia crie estratégias capazes de potencializar as ideias. Minha expectativa para este ano é que os cases de mídia estejam muito embasados em dados. Afinal, nós vivemos em um mar de dados que podem construir comunicações com propósitos claros para o negócio do cliente e para a vida das pessoas. Além disso, entendo que o cenário sem precedentes da Covid pode ter trazido novas estruturas de comunicação e novas maneiras de analisar o ambiente, e espero encontrar esse tipo de trabalho.
DESAFIOS
Acredito que sejam combinar estratégias criativas com o uso de dados com as ferramentas disponíveis, além de saber justificar o uso daquela tecnologia/ferramenta, explicar por que a estratégia foi usada e mostrar resultados no negócio do cliente. O desafio é sempre o mesmo, o ambiente é que se altera. E espero entender como ele fez evoluir o pensamento de mídia.
ATENÇÃO
Vou me atentar aos detalhes, ao propósito do case, o que ele gerou para o seu cliente. Como chegaram naquela estratégia e por que ela foi a melhor escolhida. Acredito que todos os jurados precisam estar atentos a isso também. Ao impacto gerado no negócio e/ou o valor de marca gerado em cada ação.
BUREAUS
Essas empresas acabam sendo muito focadas no desenvolvimento de metodologias e ferramentas voltadas para a eficiência técnica da mídia. Aprendo muito no intercâmbio com estas estruturas e entendo que trazem sempre um ponto de vista distinto e útil do que normalmente observo no meu cotidiano aqui no Brasil. Por outro lado, percebo a dificuldade de integração com o conceito criativo, algo que normalmente conseguimos fazer de maneira mais fluida entre as áreas dentro das agências.
APLICAÇÃO
Sim, trabalhamos com as ferramentas internacionais, adaptando-as à nossa realidade. Estamos sempre abertos para aproveitar o que há de melhor dentro do Grupo IPG e oferecer aos nossos clientes.