Quem acompanha a novela das nove da Globo sabe que a trama de Walcyr Carrasco vem dialogando com as marcas de uma maneira diferente. Apostando em ações transmídia que vão além do merchan, “A Dona do Pedaço” transcendeu o real e o ficcional para engajar o público.
Uma das primeiras grandes ações foi a personagem Vivi Guedes (Paolla Oliveira) criar um perfil no Instagram. Sim, não era a atriz, mas a Vivi, com selo de conta verificada e tudo.
Não demorou para a celebridade começar a fechar parcerias com marcas e divulgar seus recebidos, como no caso de Avon.
Na TV, a musa da trama saiu da novela e foi direto para o comercial, numa ação assinada pela Leo Burnett Tailor Made para a Fiat. Foi a primeira vez que a emissora permitiu que uma personagem de suas obras estrelasse um filme publicitário. A campanha foi gravada dentro dos estúdios Globo e com a participação da equipe de produção e direção da novela, que tem propriedade para direcionar a personagem.
Além de Vivi, Maria da Paz (Juliana Paes) é outra que cativa o público na obra. Tanto que seus bolos ganharam vida graças às ações de marcas feitas com a Globo. Em uma parceria inédita, o iFood disponibilizou os cinco sabores dos bolos que fazem sucesso na trama.
Todos são confeccionados pela Sodiê Doces. Aliás, a parceria ganhou vida esta semana num merchan que chamou a atenção do público graças a um fato: Juliana Paes pediu os bolos da novela, Maria da Paz entregou. Ação assinada em parceria com a Suno.
Para quem não tem iFood, desde setembro, consumidores podem comprar a edição limitada de misturas prontas da Dona Benta em parceria com a novela. A linha de três sabores (vermelho, canela e brigadeiro) fica disponível nos PDVs até o fim da trama. A ponte foi feita pela Execution.
Outra que aproveitou esta nova fase dos merchans foi a Casas Bahia. A marca colocou o personagem Rock, lutador interpretado por Caio Castro, como garoto-propaganda ao lado de Fabiano Augusto. O anúncio começou dentro da novela “A Dona do Pedaço” e terminou “fora”:
O comercial também foi gravado junto com a equipe da novela e produção dos Estúdios Globo. A ação é parte do projeto Casa de Novela, que chega a sua segunda edição na trama criada por Walcyr Carrasco. A criação foi da Y&R.
Antes, a marca já havia entrado na trama e a presença de Augusto, famoso pelo bordão “Quer Pagar Quanto?”, já tinha dado o que falar:
E se sua cabeça não está confusa o suficiente, recentemente a Globo colocou Angélica apresentando um reality dentro da novela, o Best Cake. A Electrolux aproveitou para participar com ações de conteúdo, numa ativação desenvolvida pela agência Artplan:
O movimento da emissora deve significar um novo momento para os merchans, já que as marcas precisam agradar um público cada vez mais exigente e sem paciência para interrupções sem sentido.
E você? O que achou das ações? Comente.