Sede de A Fazenda na cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo (Crédito: Divulgação)

“Senhoras e senhores, chegamos!”. A saudação do apresentador Marcos Mion ao começar cada programa de A Fazenda 12, mostra que a atração literalmente chegou lá e conseguiu prender a atenção do público e do mercado anunciante, fazendo com que essa edição fosse a de maior faturamento da história do reality show. 

Em sua semana final, a Record TV já celebra os bons índices de audiência, que, por muitas vezes, liderou o horário nobre da TV aberta e demonstrou que a fórmula ainda não está desgastada com o público. 

“Ao longo dessas 12 edições, o programa nunca permaneceu estático. Estamos sempre em busca de mudanças e dinâmicas no jogo que tragam novo impulso ao formato, novidades que possam captar o interesse do público que, ao longo destes mais de dez anos, tem sido impactado pelas transformações do mundo digital. Sempre estivemos atentos a este fenômeno que faz, por exemplo, que as pessoas assistam ao programa ao mesmo tempo em que estão conectadas às redes sociais”, comenta Marcelo Silva, vice-presidente artístico da Record TV.

TikTok foi um dos patrocinadores de A Fazenda e ajudou o reality a se comunicar com o público jovem (Crédito: Divulgação)

Ainda segundo o executivo, além de deixar a atração mais interativa, a emissora está sempre em busca de diferenciais para atrair o público. “Todos os dias preparamos surpresas para a audiência e os peões. Percebemos que o telespectador gosta do ambiente rural e também apoia a ideia de que os peões realizem trabalhos aos quais não estão acostumados, o que sempre rende situações inusitadas. A escolha de um elenco diversificado e o entrosamento dele durante a disputa também é outro diferencial importante. Além disso, modernizamos a atração com o interesse pelas mídias digitais e por sua forma descontraída de se conectar com quem acompanha a atração”, diz.

Se o fogo no feno rolou solto com os peões na sede da fazenda, nas redes sociais o público fez com que ele tomasse uma proporção ainda maior. Segundo o Twitter, em sua retrospectiva anual, a hashtag A Fazenda 12 foi um dos assuntos mais comentados no mundo todo em 2020, deixando para trás sucessos como Grey’s Anatomy, Game Of Thrones e Stranger Things. 

Para Walter Zagari, vice-presidente comercial do Grupo Record, a interação nas plataformas digitais, principalmente com o TikTok, ajudou o programa a estreitar a relação com o público, mas não acredita que houve uma reinvenção para criar uma imagem mais jovem. “A essência do reality é exatamente a mesma desde a sua criação, tendo o ambiente rural e os animais que o compõem como diferenciais em relação aos demais realities. O programa, desde a sua criação, possui uma linguagem que fala com todos os públicos. O que ocorre é que a cada edição ele sofre adaptações em função do momento e da realidade aos quais estará inserido. No contexto atual, em que as redes sociais possuem um papel de extrema importância no nosso cotidiano e principalmente na mecânica do programa, a presença do TikTok foi um agente facilitador e fundamental para estreitarmos o relacionamento com um público mais jovem. Mas no âmbito geral, todos os produtos inseridos no conteúdo do programa se relacionam com todas as idades. Afinal de contas, o sucesso de A Fazenda está disseminado entre todas as faixas etárias”, revela. 

O comando certo

Com muito bom humor e uma pegada mais jovial, Marcos Mions é elogiado nas plataformas digitais como o melhor apresentador que o programa já teve. “Encaro essa repercussão como a resposta do povo brasileiro para um grupo enorme de pessoas que se uniu, encheu o peito de coragem e o corpo de boa vontade, e foi – no meio de uma pandemia – levar entretenimento para tanta gente que está em casa à noite em diferentes graus de sofrimento nesse ano de 2020. Hoje é fácil olhar o sucesso e opinar, fazer julgamentos, mas por muitas vezes quase não saiu do papel. Por medo. Receio. Zelo. Segurança. Foi o primeiro reality no país feito 100% dentro da pandemia, então não tínhamos exemplo para nos basear, pelo contrário, servimos de exemplo”, ressalta Marcos Mion, apresentador de A Fazenda.

Marcos Mion, apresentador de A Fazenda (Crédito: Divulgação)

Ainda segundo Mion, com um ano atípico em todos os sentidos, o sucesso da atração se deve a escolha do elenco e da atual produção, que está junta há três anos. “Hoje nos entendemos perfeitamente, minha linguagem já foi incorporada ao dia a dia, e o combo direção, produção e apresentador funciona como uma máquina perfeita. Isso faz diferença. A Fazenda sempre foi um fenômeno nas redes sociais, mas, de fato, desde que assumi o programa com a incumbência de deixá-lo mais conectado e vivo na internet a interação e relevância subiram de patamar. Sempre com o apoio total dos redatores que dividem comigo o mesmo tipo de humor e linguagem. Se eu esperava? Nunca temos certeza de nada, mas nos dedicamos muito e rezamos para o melhor, sempre”, diz.

Boom publicitário

Desde que estreou, em 08 de setembro, a Fazenda 12 apresenta cinco cotas de patrocínio e um número expressivo de anunciantes com ações de merchandising e presença nos breaks. O programa entrou no ar com quatro cotas nacionais: TikTok, como patrocinador master, além de Cimed, Grupo Flora (Neutrox) e Casa KM (Linha Casa e Cuidado). Em outubro, o Banco Original também passou a fazer parte deste time de anunciantes. Segundo a emissora, o valor de tabela de cada cota nacional multiplataforma, ou seja, com inserções na Record TV, Record News, Play Plus e portal R7.com, é de R$ 42,9 milhões.  

“Esta edição é, sem dúvida, a de maior faturamento se comparada às onze anteriores, com o maior número de anunciantes e de intervenções comerciais. O reality alcançou um êxito incontestável tanto em audiência como comercialmente, principalmente em relação ao merchandising. A razão desse sucesso comercial é que todas as ações realizadas em A Fazenda são trabalhadas em conjunto com as partes envolvidas: agência, anunciante, produção do programa, apresentador e as áreas comercial, multiplataforma e transmídia da Record TV”, diz Zagari.  

CB, o mascote da Casas Bahia, foi visitar a sede de A Fazenda (Crédito: Divulgação)

Até o fechamento desta matéria, a atração já contava com 305 inserções de merchandising, incluindo ação integrada, provas, inserts de vídeo, visualização e manuseio entre 18 anunciantes. Como não lembrar, por exemplo, do avião da AliExpress que invadiu o reality, do CB – mascote da Casas Bahia – que passeou pela fazenda, da tempestade de Eudora ou das provas de Natucor, que deixaram o público apreensivo com os resultados. Tudo isso, sem falar do break comercial, que trouxe 136 anunciantes, sendo 2415 inserções em âmbito nacional (NET) e 9023 nas demais praças.

“Por estarmos falando de intervenções comerciais que em alguns casos demandam estruturas grandiosas e complexas, como exemplo as provas patrocinadas, realizadas ao vivo e responsáveis pela condução do programa, já que a partir delas o reality assume novos rumos, nenhuma hipótese de falha pode ser considerada e nada pode dar errado. Essa é a razão do total envolvimento de todos. Quando há sinergia, parceria e determinação de fazer o melhor, o resultado é, inevitavelmente, o sucesso”, revela.

A AliExpress ousou e pousou um avião na sede de A Fazenda (Crédito: Divulgação)

Zagari ainda salienta que muitas marcas fizeram a sua estreia na televisão com A Fazenda 12. “Trouxemos anunciantes inexistentes na mídia televisiva, proporcionamos enorme visibilidade, além de excelente retorno a cada um deles. Por sermos uma emissora flexível, parceira, viabilizadora de ideias e também por oferecermos soluções em diversas plataformas, o reality A Fazenda acabou sendo uma excelente opção de comunicação pela sua alta audiência, com ótimo custo x benefício”, diz.

Perspectivas para a reta final e 2021

Com poucos dias para encerrar a sua edição histórica, a emissora revela que não parou de trabalhar para que o programa tenha sempre algo novo e interessante. “De certa forma, tratamos o reality como uma novela que precisa de um gancho para atrair o telespectador no dia seguinte. A Fazenda é nossa novela da faixa das 23h, com as melhores intrigas, romances e reviravoltas. O público pode esperar muitas emoções e surpresas até a reta final. Uma delas é que o TikTok, patrocinador master do reality, está realizando uma promoção para levar um telespectador para assistir à final, na sede da Fazenda, em Itapecerica da Serra, em São Paulo”, comenta Silva.

O vice-presidente artístico da emissora finaliza com o spoiler que uma nova edição já está confirmada para o ano que vem. “A Fazenda voltará em 2021 com toda certeza e nossa expectativa é que ela retorne em um momento melhor, em que possamos ser mais criativos e menos limitados do que fomos nos últimos meses por causa das restrições impostas pela pandemia. Mesmo com todos os desafios, conseguimos produzir um dos programas de maior repercussão do ano. Por esta razão, certamente em A Fazenda 13 faremos algo ainda mais impactante”. 

Natucor, marca que pertence a Embelleze, esteve presente em diversas provas (Crédito: Divulgação)