O ano era 2011 e o artista Arnaldo Antunes. Juntos, eles marcaram a despedida do Acústico MTV, que deu origem a diversos álbuns de sucesso de artistas do cenário nacional e internacional.

Sucesso na MTV, de 1992 a 2011, foram seis Grammys nas categorias “Melhor Álbum de Rock Brasileiro” (Paralamas do Sucesso, Cássia Eller, Lobão), “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro” (Lenine) e “Melhor Álbum de Samba/Pagode” (Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola).

A Viacom International Media Networks Américas, dona de marcas de entretenimento como MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount Channel, Porta dos Fundos, Telefe e VH1, confirmou o retorno da iniciativa foi inspirada no MTV Unplugged (1989).

A nova fase do Acústico MTV começa com Tiago Iorc, que ficou um período afastado da mídia e vai apresentar, pela primeira vez, o álbum Reconstrução. O material bateu recordes de performance nas 24 primeiras horas desde o seu lançamento nas plataformas de streaming.

O show para convidados será gravado dia 30 de maio, em São Paulo. O retorno do projeto foi viabilizado em uma parceria entre a Viacom/MTV, a F/Simas, escritório que gerencia a carreira do artista, e a Universal Music.

Segundo Tiago Worcman, VP sênior da MTV América Latina, todo mundo tem um Acústico preferido e uma história sobre ele. “Por isso, estamos vibrando tanto com a retomada desse projeto. Contar com o Tiago Iorc, que também está retornando após um período longe dos fãs, é demais. Não poderia acontecer melhor parceria para esse momento.”

Multiplataforma
A apresentação será exibida pelo canal em setembro. A estratégia contempla conteúdos extras e feitos para o ambiente digital, em diferentes perfis da MTV, e parceiros como Spotify e YouTube, por exemplo. A possibilidade de ampliar para VoD não está descartada.

Mauricio Kotait, gerente geral da Viacom Brasil, comenta o objetivo da ampla cobertura. “Queremos dar importância para o Acústico e fazer o retorno dele de maneira triunfal. Também queremos ter clientes junto aos acústicos e parcerias com marcas. Começamos ir ao mercado e está bem quente”, afirma. 

Um dos principais aspectos para isso é a nostalgia e o apelo que a atração teve durante os quase 20 anos que ficou no ar. Kotait destaca essa carasterística mesclada às novas gerações. “Estamos trazendo algo que quem vivenciou tem na memória afetiva. Por outro lado estamos com alguém que fala muito com o público jovem, e tem um repertório forte. Ele está vivendo um momento muito especial”, diz.

Rodrigo Andrade

Paulo Lima, presidente Universal Music, celebra a particiação na reestreia do Acústico MTV. “Estamos comemorando essa nova fase, e com mais motivos ainda, porque agora traz o repertório do talentoso artista Tiago Iorc. O momento é muito oportuno, pois marca o retorno do cantor e compositor e também desse marcante projeto da emissora. Será um dia histórico para música brasileira”, diz.

Para Felipe Simas, empresário de Iorc, ter o retorno do artista e do projeto ao mesmo tempo é muito especial. “O Acústico MTV ocupa um lugar bastante especial na memória afetiva de todos nós ligados à indústria da música no Brasil. Ter o Tiago como o primeiro artista dessa nova geração à reviver esse projeto anos depois é uma enorme satisfação”, avalia.

O projeto começou a ser desenvolvido em dezembro de 2017. O namoro com Iorc também é antigo, mas só ficou mais sério no final de 2018. Kotait explica que a MTV tem uma presença no mundo da música muito forte, com as gravadoras e os managers dos músicos, e mantém um departamento de talentos trabalhando intensamente. 

O evento no dia 30 deve receber cerca de 250 convidados, entre colaboradores das empresas envolvidas, parceiros de mercado, publicitários, influenciadores e jornalistas. A ideia é ter pelo menos uma edição por ano. O próximo está previsto para o primeiro semestre de 2020. “Queremos colocar muita força no mercado. A MTV é muito democrática, não vamos buscar só um gênero”, diz.

Juan Guerra

Quase duas décadas
No Brasil, o Acústico MTV já foi feito com Legião Urbana, Rita Lee, Gilberto Gil, Capital Inicial, Charlie Brown Jr, Cidade Negra, Kid Abelha, Zeca Pagodinho, Ira, Titãs, Gal Costa, Os Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Cássia Eller, Roberto Carlos, Jorge Ben Jor, O Rappa e Sandy & Junior. O álbum mais vendido foi o com o Kid Abelha: mais de 2 milhões de cópias em formato físico no Brasil. O dos Titãs, o antigo recordista, vendeu mais de 1,7 mi de cópias.

Fora do país, o mais lembrado é o “MTV Unplugged Nirvana”’, gravado em 1993, em Nova York. Foi o primeiro álbum ao vivo da banda, lançado em 1994, e a versão em DVD foi lançada em 2007. Outros nomes internacionais que passaram pelo Acústico MTV foram Paul McCartney, Bob Dylan, Florence + The Machine, Oasis, Stone Temple Pilots, Eric Clapton, Alanis Morissette, Lauryn Hill, Alice In Chains, Pearl Jam e Jay Z.

Nesta quinta-feira, a #MeuAcusticoFavorito figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter.