Divulgação Band

A 10ª temporada do MasterChef começa neste domingo (24), em novo horário. A partir de agora, o programa será às 20h. A Band anunciou ainda que manterá uma edição às 22h nas terças-feiras, chamada Para Tudo, com cenas inéditas, curiosidades e bastidores do programa.

Todas as informações sobre a nova edição foram divulgadas em uma coletiva de imprensa exclusiva para apenas 20 jornalistas de todo o país. Eles puderam participar de um desafio do reality e tiveram que submeter seus pratos aos jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin na tradicional prova da caixa surpresa.

“Eu senti todas as emoções do programa, desde a tensão por não saber o que tinha na caixa misteriosa até a temida avaliação dos jurados. Valeu muito a pena sentir na pele o que passam os participantes e hoje posso garantir que é preciso muita coragem para aguentar a pressão. Não é para qualquer um”, diz Felipe Pinheiro, jornalista do UOL, que fez dupla com a repórter do PROPMARK.

Novidades

A mudança de dia e horário vai fazer com que o programa concorra diretamente com os principais dominicais. Para Ana Paula Padrão, apresentadora da atração, a mudança se dá no momento certo. “Após dez temporadas sentimos que temos musculatura para ir para o domingo”, defende.

“O programa tem maturidade para encarar este desafio que tem muito para somar nas noites de domingo mesmo com a concorrência forte. É o dia em que mais pessoas estão em casa assistindo TV junto com suas famílias. É um programa que atinge todas as idades e classes sociais. É claro que a TV é feita de hábitos e por isso vamos manter o horário das terças para os mais tradicionalistas”, defende Patrício Díaz, diretor de conteúdo da Band.

Ainda de acordo com Díaz, os patrocinadores ficaram satisfeitos com a ideia. “Foi uma iniciativa de todos os co-produtores do projeto e as partes se mostraram muito favoráveis. A gente acredita muito que haja um potencial de crescimento, inclusive comercial. Primeiro criamos a prova e depois integramos a marca, isso acaba sendo orgânico. Se vou fazer uma prova de harmonização de vinhos por que não ter uma marca junto? O formato permite essas integrações que não prejudicam o conteúdo, pelo contrário, agregam”, defende.

Esta edição do programa tem patrocínio do Carrefour, Brastemp, J. Macedo, Samsung, Barilla, Camil, Oi, Tramontina, Hellmans, Cif/Omo e Cacau Show. Nessa temporada, todos os desafios seguem valendo prêmios. Já na seletiva os participantes que entrarem para o casting recebem créditos para gastar no Carrefour.

O vencedor do programa vai receber uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu Paris, uma cozinha completa da nova linha da Brastemp Gourmand, além de panelas e acessórios da Tramontina.  Já a Barilla vai levar o vencedor para acompanhar o maior campeonato de massas do mundo, o Pasta World Championship.  

O “Para Tudo”, às terças-feiras, promete divertir o público com bastidores da atração. Essa entrega é novidade na franquia MasterChef. “Em alguns territórios tem um spin-off depois do programa, mas da forma como vamos fazer no Brasil é a primeira vez e a Endemol está muito empolgada com essa oportunidade”, comenta Eduardo Gaspar diretor de criação do grupo que é detentor do formato e co-produtor do show com a Band e a Discovery Home & Helth.

“Hoje o Master é tão grande que quanto mais produtos a gente conseguir gerar dele, mostramos a versatilidade que esse projeto tem. Estamos muito animados com essa possibilidade de fazer esse programa e é algo que temos a liberdade de desenvolver no Brasil e apresentar para o mercado de fora. E o grupo inteiro está recebendo de forma muito positiva”, aponta Gaspar.

Outra novidade é que pela primeira vez o reality será dirigido por uma mulher. Marisa Mestiço assumiu a função que até o ano passado era de Patrício Díaz.

Licenciados 

Em 2018, o MasterChef passou a investir no licenciamento da marca e abriu uma série de lojas e quiosques em shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro. De acordo com Fernanda Abreu, head of licence da Endemol, é a primeira vez que acontece este movimento no grupo.

“Está sendo positivo, estamos com plano de expansão para o país e estudando também a América Latina. Primeiro estamos estruturando aqui, queremos posicionar muito bem a marca e entender como funciona o varejo porque não é o nosso negócio. Temos parceiros, empresas, lojas e varejo, que têm relacionamento em shopping, e a nós fazemos esse movimento para que a marca fique cada vez mais forte e para que todos os projetos que estão fora do ar consigam crescer também”, finaliza.