Jair Bolsonaro com o braço esquerdo levantado e com feição fechada
O presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa no Palácio da Alvorada (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A polêmica que envolve Jair Bolsonaro (PSL) e o BV parece estar longe do fim. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o presidente afirmou que irá editar uma medida provisório (MP) para mudar as regras da Bonificação por Volume.

“Pelo menos por cinco meses por ano teremos democracia na distribuição de verbas publicitárias no Brasil”, diz o político. Ao jornal, ele ameaçou reeditar a MP a cada ano de seu governo. Ainda segundo o presidente, o alvo da medida é o Grupo Globo. A Folha também lembra que na verdade o prazo de validade de uma MP é de 120 dias se não for votada pelo Congresso.

A Bonificação por Volume (BV), o conhecido sistema de incentivos oferecido por veículos de comunicação para agências de publicidade, prática de mercado há mais de 50 anos, tornou-se alvo de críticas por parte do presidente Jair Bolsonaro desde o início de seu mandato.

Em janeiro, o político disse que a prática deveria “deixar de existir”. À época, lideranças do mercado criticaram a postura do presidente.

Ao PROPMARK, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), que representa 160 das maiores agências em todo o Brasil, disse que tem mantido diálogo constante com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), esclarecendo e informando o governo sobre o atual modelo de remuneração e como funcionam as técnicas de compra de mídia no mercado brasileiro de publicidade.

“A Abap irá se manifestar sobre o tema assim que tiver acesso a maiores detalhes sobre a Medida Provisória (MP)”, finaliza a nota da entidade.