Foi dado o pontapé inicial para a temporada 2018 do Cartola FC, jogo eletrônico de futebol no estilo fantasy games, desenvolvido pelo Grupo Globo para o Campeonato Brasileiro. O projeto, que foi lançado em 2005, bateu recordes de participações na última edição e atraiu mais de nove milhões de usuários cadastrados sendo, que deste total, mais de trezentos mil são cartoleiros Pro, ou seja, assinam o game para ter mais recursos.

“A nossa preocupação não é apenas olhar para o Cartola FC como um negócio. É claro que ele é um negócio, mas também alimenta todo um ecossistema. Há dados que mostram que o cartoleiro consome muito mais informações de futebol em nossas plataformas do que qualquer outro consumidor. É um jogo para divertir, entreter e engajar as pessoas”, afirma Marcos Botelho, gerente de produto do Grupo Globo.    

Para dar uma turbinada nesta edição, a direção de esportes do Grupo Globo reuniu na manhã desta quinta-feira (22), em sua sede, em São Paulo, jornalistas e alguns fãs do game para apresentar as novidades deste ano. O comentarista esportivo e ex-futebolista brasileiro, Caio Ribeiro, a jornalista Monique Cardone e o “Cartolouco”, Lucas Strabko, foram os responsáveis por revelar as mudanças.

Alisson Fernández

Nesta temporada, o usuário poderá escolher o capitão do seu time que terá a pontuação dobrada. A escolha é obrigatória, portanto, não será possível salvar a escalação sem selecionar o capitão. Além disso, algumas outras pontuações também sofreram mudanças como: finalização defendida, finalização para fora, gol contra, roubada de bola, pênalti perdido e finalização na trave.

“Acredito que as mudanças vão dar uma sacudida no jogo e vão ser um diferencial em relação às ligas passadas. O usuário vai ter que escolher com muito critério o capitão, pois ele pode tanto mitar, quanto arrebentar o seu time de uma vez por todas. Então, é legal levar em consideração a disciplina dos jogadores”, revela o comentarista Caio Ribeiro.

Os jogadores que assinarem a versão Pro (R$ 49,90) irão receber notificações de gol, gol contra, cartões e defesa de pênalti em seus aplicativos. Os usuários que já utilizavam essa versão em 2017 e renovarem seus planos até 14 de abril terão descontos e pagaram o mesmo valor do ano passado.

Os filmes para a campanha deste ano foram criadas pela própria equipe de marketing da Globo e contam com o apoio das outras empresas do grupo na TV aberta, fechada e plataformas digitais. “Estamos trabalhando fortemente a campanha. Dificilmente alguém que goste de esporte não vai ser impactado por alguma peça do Cartola FC”, diz Botelho.

As cotas de patrocínio do Cartola FC ainda não foram fechadas, mas são oferecidas primeiramente para os patrocinadores do futebol da Globo. “Até o momento estamos com algumas ações em desenvolvimento, mas ainda não podemos divulgar, pois não temos certeza se vamos conseguir implementar. Mas provavelmente teremos muitas novidades ao longo do ano. Podem acompanhar”, finaliza Botelho.