O Cartoon Network entrou de vez no universo de e-Sports e criou a Toontubers League. O projeto integra as iniciativas para julho, Mês do Game, com episódios de outras propriedades relacionadas ao tema.

A competição terá jogadores do Brasil, México, Chile e Argentina. Entre eles estão os brasileiros Hagazo e Octavio Neto (Narrador Esportivo Desnecessário), e o chileno Swaggron.

Com o grupo de mídia digital Webedia como parceira de transmissão e execução, o conteúdo vai ao ar pelo YouTube. A última hora também será transmitida ao vivo na TV paga para o Brasil e América Latina.

Adriana Alcântara, diretora sênior de conteúdo e produção nacional do Cartoon Network, lembra que o canal já tem uma história de sucesso dentro de e-Sports com o Toontubers, projeto que traz Rigby e Mordecai, personagens da animação Apenas um Show, dando conselhos e truques sobre games.

No universo digital, esse assunto e o Toontubers respondem pelo maior drive individual de audiência e relevância para o canal. No YouTube do Cartoon Network, por exemplo, 41% dos views totais do canal eram de três vídeos deles.

A ideia é que a competição leve o pilar de games do CN para outro patamar, de forma mais robusta e perene. “O Toontubers foi criado como um projeto digital, teve uma performance maravilhosa, foi para o linear e virou um carro-chefe. Agora que estamos no momento de já ter mais maturidade dessa propriedade, a entrada no e-Sports vem para levar a importância do pilar de games de forma mais consistente e com outro tamanho. Para nós é muito importante a questão da experiência, da participação e da inclusão, e o universo de games presta um papel muito grande nesse contexto. É sinérgico ao que a marca se propõe e ao que a audiência e o nosso fã gostam.”

O público intencional da competição segue com foco em kids, assim como o core do canal. Mas ela sinaliza que, assim como já ocorre em propriedades como Hora de Aventura e Steven Universe, essa deve atrair também uma audiência de jovens adultos. “Temos uma extrapolação desse target no canal em quase todos os momentos. Essa programação é inclusiva, e acreditamos que esse pilar de games também vai funcionar dessa maneira, não só a competição”, afirma.

Evento narrativa
A Toontubers League terá um evento no Brasil com a Webedia no dia 28 de julho, em São Paulo. A transmissão no canal terá narração em português para o Brasil e em espanhol para países da América Latina. A possibilidade de ter plateia física na arena está em aberto.

Adriana conta que para fazer a competição ser bem fã regional, além dos jogadores do México, Chile e Argentina, o canal pensou em influenciadores que tivessem atratividade nesses lugares. “É uma operação tocada no Brasil, mas, em termos de casting e de imediatismo do ao vivo, estaremos cobrindo a América Latina”, acrescenta.

Os episódios que irão ao ar antes da competição vão construir uma narrativa para culminar na final. Esses conteúdos estarão no linear e na frente digital com janelas estratégicas. A iniciativa está alinhada com o plano de avançar com esse universo de forma consistente, já em um formato comprovado que entrega uma audiência recorrente. “Tínhamos de esperar esse prazo de maturação para crescer no momento certo. Os números hoje do digital somados à audiência do CN na frente linear formam a combinação que precisávamos até para ter uma atratividade comercial”, afirma.

Todo o investimento tem razão de ser. O segmento de games está crescendo bastante e mostra fôlego para muito mais. Uma pesquisa recente da Newzoo aponta que o número de simpatizantes dos e-Sports no Brasil supera a torcida do São Paulo, o terceiro clube de futebol do país em número de torcedores. O estudo mostra ainda que o Brasil teve um crescimento de 20% na audiência de e-Sports em relação ao ano anterior, e chegou a 2019 com 21,2 milhões de fãs. “O passo que estamos dando leva esse universo para um novo patamar mais elaborado e consistente. Nossa intenção com esse segmento é crescente. Ele veio para ficar”, finaliza Adriana.