A Catraca Livre está se reposicionamento com o conceito “Catraca Causando”, que busca empoderar o público e mentorear empresas a fazer o mesmo.

O marco é com o lançamento da campanha “Please Google”, para que empresas de tecnologia adotem “palavrinhas mágicas” na ativação de assistentes de voz.

Créditos: Rodion Kutsaev/Unsplash

Marcos Dimenstein, diretor executivo da Catraca Livre, comenta que estudos mostram que o aumento da interação das crianças com o novos devices tem influenciado a relação entre as pessoas. “Nossa ideia é alertar para o papel da tecnologia na criação de sociedades mais educadas e tolerantes”, afirma.

Além de convidar o Google a tornar “mais amigáveis os seus comandos de voz”, a Catraca pede que comandos de voz da Assistente Google sejam ativados com a expressão “Por Favor”, e não apenas com “OK”, como é hoje.

A campanha também incentiva as pessoas a compartilharem a #PleaseGoogle para convencer a gigante a mudar o comando de voz por um pedido mais gentil.

“O foco é o Google, mas tem vocação de ser mais abrangente e fazer com que todo o mercado de tecnologia faça algo tão simples que é incluir um ‘por favor’ em seus devices”, ressalta Dimenstein.