A Catraca Livre está se reposicionamento com o conceito “Catraca Causando”, que busca empoderar o público e mentorear empresas a fazer o mesmo.
O marco é com o lançamento da campanha “Please Google”, para que empresas de tecnologia adotem “palavrinhas mágicas” na ativação de assistentes de voz.

Marcos Dimenstein, diretor executivo da Catraca Livre, comenta que estudos mostram que o aumento da interação das crianças com o novos devices tem influenciado a relação entre as pessoas. “Nossa ideia é alertar para o papel da tecnologia na criação de sociedades mais educadas e tolerantes”, afirma.
Além de convidar o Google a tornar “mais amigáveis os seus comandos de voz”, a Catraca pede que comandos de voz da Assistente Google sejam ativados com a expressão “Por Favor”, e não apenas com “OK”, como é hoje.
A campanha também incentiva as pessoas a compartilharem a #PleaseGoogle para convencer a gigante a mudar o comando de voz por um pedido mais gentil.
“O foco é o Google, mas tem vocação de ser mais abrangente e fazer com que todo o mercado de tecnologia faça algo tão simples que é incluir um ‘por favor’ em seus devices”, ressalta Dimenstein.