É só entrar no Pavilhão de Exposições do Anhembi para sentir o clima de envolvimento dos participantes da Campus Party Brasil, que completa 10 anos em 2017. Com o patrocínio de Visa, além do apoio da Prefeitura de São Paulo, Telebras e Governo Federal, a experiência tecnológica reúne mais de 120 mil pessoas, sendo oito mil ‘campuseiros’, como são chamados os que acampam na feira. Pessoas de diferentes partes do Brasil se reúnem em São Paulo a partir desta terça-feira (31) até o próximo domingo (05).
Durante os dias de feira, as atividades abordam temas como astronomia, design, multimídia, desenvolvimento, empreendedorismo, software livre, games, maker/hw, marketing, redes sociais, robótica, ciência, segurança e redes, divididos entre conferências, desafios e workshops. São 40 GBps de internet proporcionados pela Telebras, caraterística que faz a feira acontecer, já que os campuseiros passam sete dias conectados em tempo integral. Os hackathons, maratonas de programação para explorar dados, desvendar códigos, sistema lógicos e softwares inovadores e utilizáveis, também dependem dessa conexão.
Tonico Novaes, diretor da Campus Party Brasil, destacou que o objetivo da feira neste ano é estar mais próximo do campuseiro. Para isso, promoveram ações como a campanha “Como a Campus Party mudou a minha vida”, onde receberam histórias emocionantes de jovens contando suas experiências com o evento. Além disso, os participantes foram convidados a criar conteúdos e palestras, se tornando ‘curadores’ da feira. As melhores propostas foram votadas e acontecem em um palco alternativo do evento.
“Abrimos todos os nossos canais para que as dúvidas fossem tiradas e para que escutássemos o que poderíamos fazer para melhorar a experiência do público durante o evento. A #CPBR10 não é nada sem os campuseiros. Entre as novidades desta edição está uma batalha de robôs promovida pelo Submarino, além do primeiro campeonato brasileiro de drones”, explica Novaes.
A parceria entre o Sebrae e o Instituto Campus Party deu origem ao Projeto de Fomento ao Empreendedorismo Digital. As ações são presenciais nos eventos da Campus Party e na plataforma campuse.ro, que funciona como uma rede social com mais de 400 mil pessoas cadastradas no mundo.
“Em nossa plataforma, a tag empreendedorismo é a terceira mais utilizada pelos campuseiros como área de interesse. Acreditamos que o conhecimento cresce quando compartilhado e, por isso, vamos junto com o Sebrae promover o intercâmbio de conhecimento em ambientes democráticos, criando espaços nos quais prevalecem a troca e o aprendizado mútuo”, declara Francesco Ferruggia, presidente do Instituto Campus Party.
Uma das novidades do ano está na realização do “The Big Hackathon”, que desafia os participantes a criar soluções digitais para os 17 Objetivos Globais (ODS) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que precisam ser cumpridos até 2030. Outra iniciativa da décima edição é o Fórum de Cidades Inteligentes e Humanas, que traz uma série de painéis que reunirá representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal na sexta-feira (3). O objetivo é definir atividades-chave para aprimorar a vida dos cidadãos durante o ano, com ações para tornar as cidades mais inteligentes e humanas.
As marcas estão presentes em diversas atividades da #CPBR10. A Otima, por exemplo, levou um abrigo de ônibus para dentro do evento, enquanto o energético TNT vai garantir a disposição dos campuseiros durante as atividades. A Ford também montou um stand do local, assim como fez a John Deere, usando a hashtag #ocamponacampus.