No último sábado (17), Game of Thrones completou 10 anos da exibição de seu primeiro episódio na HBO. Como parte da celebração, a empresa promove o especial #IronAnniversary ao longo do mês de abril e exibe os 73 episódios da série, a partir das 10h. A maratona começou dia 17 e vai até o sábado (24), com uma temporada por dia.
Por aqui falamos hoje mais cedo sobre como a série impactou a propaganda. Entre os motivos citados, profissionais da comunicação apontaram temporadas que geraram buzz, alto engajamento da audiência, produção audiovisual impecável, crescimento em paralelo com as redes sociais, fazer parte da cultura pop, oferecer um leque de possibilidades e levar o universo de fantasia para a rotina de marketing.
E o que tudo isso virou na prática? Muita coisa. De posts de oportunidade a produtos criados especialmente para a saga, a publicidade entrou no jogo em busca de um lugar ao trono.
Gustavo Giglio, head of content da Omelete Company, empresa especializada em cultura pop e público geek, elenca exemplos marcantes.
Entre eles, a ShutterStock, que destacou vários tronos em seu banco de imagens; a Invasão dos Corvos nas páginas digitas da New Yorker Magazine, Vulture e The Cut; e produtos em collabs com Oreo, Fender e Adidas. “Ou quando o Barack Obama tentou listar os mortos de Game of Thrones em um vídeo para o Buzzfeed. Era uma campanha de mobilização ao público americano sobre a importância de ir às urnas. Como não lembrar da gafe do copo da Starbucks esquecido em cima da mesa e que foi ao ar? A marca se apropriou disso e o meme dura até hoje. Mas o meu preferido, por sua simplicidade, é o anúncio impresso em forma de intervenção/sombra em forma de dragão no New York Times”, cita.
Confira abaixo outros exemplos de ações inspiradas na saga.
Doação de sangue em massa
Uma ativação no SXSW perguntava se os presentes no festival sangrariam pelo trono, como já fizeram centenas de personagens mortos na trama baseada na obra de George R.R. Martin. Feita em parceria com a Cruz Vermelha americana, na “Bleed for the Throne”, os fãs podiam interagir com personagens e momentos da trama. “Um case que gosto muito, e tive o prazer de participar durante o SXSW, em Austin. Os voluntários ganharam uma camiseta exclusiva e concorreram a uma viagem para conferir a première da nova temporada de GoT, em Nova York”, lembra Giglio.
Uma abertura diferente
A Oreo recriou a icônica abertura da série apenas com os biscoitos e intitulou “Game of Cookies”. “Traz a associação com o produto dentro do contexto da memória emocional para os fãs da série”, opina Mariana Campos, diretora artística da Mynd.
Ainda falando de Oreo, a marca lançou também uma edição especial de biscoitos com as casas que restavam na competição pelo Trono de Ferro na última temporada.
Johnnie Walker
Em 2018, a Johnnie Walker apresentou seu emblemático Striding Man como um White Walker pra conectar a marca ao universo da série. E mais: lançou uma edição cobiçada e limitada de sabores inspiradas nas casas Stark e Targaryen. “A ativação foi além de uma campanha convencional, envolveu o grande símbolo da marca e chegou ao produto”, comenta Bruna Pastorini, diretora de Planejamento da Druid.
Alguém viu o Trono?
Em 2019, pouco antes da estreia da última temporada, fãs de seis partes do mundo puderam interagir com réplicas do Trono de Ferro. No Brasil, o local escolhido foi o Ceará. “Isso criou uma espécie de caça ao tesouro onde as pessoas podiam se sentir na pele dos personagens na busca pela conquista do trono”, diz Giovanna Fabbri Falconi, arquiteta do time de criação da Superunion. “Ao mesmo tempo que divulgava a série, unia seus fãs nesta busca e levava a um alto engajamento. Quem não publicaria uma foto no trono? Isto além de engajar, foi algo que levou o mundo da série para uma nacionalização inesperada. A meu ver, a série representa a grandeza de ter sido a última grande experiência coletiva mundial de entretenimento, pois todos os domingos, no mesmo horário, as pessoas paravam para ver novos episódios”, lembra Rebecca Barbosa, diretora de vendas da Webedia Entertainment Media.
Vale lembrar que o Trono de Ferro foi fonte de inspiração para dezenas de posts de oportunidades, memes e ações diversas nas redes sociais.
Shame! Shame! Shame!
O anúncio Water of Thrones, da Soda Stream, critica o uso de garrafas de plástico que viram descarte após uso único. Para isso recriaram uma cena da 5ª temporada, quando Cersei Lannister atravessa a cidade na caminhada de vergonha. “Só que dessa vez é um consumidor que comprou as garrafas inimigas do ambiente no supermercado”, observa Karina Israel, CEO da YDreams Global.
Um tapete único
Em 2017, antes da estréia sétima temporada, a Publicis da Espanha fez uma tapeçaria de 77 metros de comprimento para o Turismo da Irlanda, uma das principais locações da série. A peça contava a história das seis primeiras temporadas. A partir do lançamento da 7ª temporada, novas seções da tapeçaria foram reveladas a cada semana.
Portas para Westeros
O Turismo na Irlanda do Norte teve um leque muito vasto de oportunidades para aproveitar a série. Em 2016, uma campanha celebrava o local como território do Game of Thrones. Parte da ação consistia em 10 portas esculpidas retratando momentos importantes da atração. Foi ainda feito um passaporte, que o turista podia imprimir e preencher com selos marcando cada porta visitada e levando um pouco de Westeros para a vida real.
Um dia normal
O crossover de Bud Light e Game of Thrones no Super Bowl marcou como um dos comerciais mais impactantes do evento. A cerveja mostrava a corte da Bud em um típico dia do torneio de justas, quando “Bud Knight” foi destruído pelo Montanha, pouco antes da própria corte ser destruída por um dragão. “É simplesmente sensacional e dispensa comentários. Fãs da série vão lembrar de momentos memoráveis”, diz Wagner Megale, head de Squad de Ton, na Greenz.
Chicken with fries!
A BBH se inspirou no marcante personagem Hodor e na cena da porta (Hold the door!), para criar um filme para o KFC. “Lembro de ter me divertido com o filme, com o personagem Hodor repetindo quase em pânico ‘chicken with fries’” frente a dezenas de clientes esfomeados”, comenta Mathias Almeida, diretor de Criação da Ogilvy.
Sem nome
Fazendo alusão a outro elemento icônico da ficção, o refrigerante Mountain Dew da PepsiCo criou latas brancas impressas com tinta termodinâmica. “Quando estão quentes ficam brancas, mas quando são resfriadas, revelam a lista das pessoas assassinadas pela personagem Arya, a famosa lista da vingança dela. Outra muito inteligente que já é mais complexa o desenvolvimento porque envolve a produção de embalagens”, diz Mariana, da Mynd.
M&Ms vs Game of Thrones
A AlmapBBDO conquistou um Grand Prix na categoria “Parcerias e Patrocínios” no Warc Media Awards 2017. No case “Não assista Game of Thrones!”, para o M&M’s, personagens da marca declararam guerra contra a séria Game of Thrones, pedindo que as pessoas evitassem ver a série e salvassem os M&M’s de serem comidos.