A TV Globo transmite nesta quarta-feira (30), para São Paulo, Corinthians e Atlético-GO com áudio imersivo, em Dolby Atmos. A ideia é entregar para o público um som mais envolvente e levar a vibração sonora do estádio para dentro de casa.

O recurso será utilizado na partida e estará disponível para os torcedores da região metropolitana de São Paulo que recebem o sinal digital livre e gratuito na TV aberta. É preciso que o televisor, home theater ou soundbar sejam dotados da tecnologia Dolby Atmos e que espectador selecione no menu do televisor o serviço de áudio correspondente (atualmente 5º).

Em 16 de setembro, a emissora transmitiu ao vivo com áudio imersivo também durante o Campeonato Brasileiro.

A oferta de áudio imersivo na TV aberta é possível graças à revisão de normas do padrão de TV digital, que acompanha a evolução da radiodifusão. Nos últimos cinco anos, a Globo já vinha testando o formato em conteúdos do entretenimento e em grandes eventos.

Para os jogos do Brasileirão, foi feita uma revisão do fluxo que vai desde a produção no estádio, até a transmissão de TV digital, mudanças na mixagem no controle de áudio, revisão de processos no centro exibidor e de novas configurações nos sistemas de transmissão.

Ideia é aproximar espectador da experiência no estádio (Foto: Sandro Schuh / Unsplash)