A partir de 2020, os patrocinadores que fecharem acordo comercial para as transmissões do futebol na TV Globo terão à disposição nomes como Galvão Bueno, Cleber Machado, Luis Roberto e companhia para suas campanhas . A emissora fez o anúncio durante evento de apresentação do pacote comercial para o futebol 2020, em sua sede, em São Paulo. Atualmente, Ambev, Casas Bahia, Chevrolet, HyperaPharma, Itaú e Vivo patrocinam as transmissões na emissora. As marcas terão preferência para a renovação do contrato para a próxima temporada.

Galvão Bueno anunciou novidade no plano comercial do futebol da TV Globo durante evento em São Paulo

A notícia foi dada pelo próprio Galvão Bueno, que desde agosto, está no ar com seu primeiro projeto de branded content na emissora. A ação é uma parceria da Volkswagen e AlmapBBDO, mas agora, os anunciantes poderão ir além de ações de conteúdo exibidos na própria Globo e suas plataformas, podendo utilizar os talentos da casa para comerciais. O acordo, no entanto, será fechado à parte, ou seja, a marca pagará um valor adicional para ter os talentos em suas campanhas.

Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da TV Globo, falou ao PROPMARK sobre a iniciativa. “O valor da cota de patrocínio garante o direito de usar nossos talentos. Esse é um desenho que nós já estávamos fazendo há quase dois anos para garantir que isso fosse viável. A gente sabe que a imagem dos talentos é muito conhecida e valorizada pelo público, então, desenhamos isso de forma muito bem feita para garantir que na hora que esse talento for para as redes sociais, ou outra plataforma, ele mantenha a qualidade que já entregamos na Globo”.

Eduardo Schaeffer é diretor de negócios integrados da TV Globo

O executivo explicou ainda que a emissora não elaborou direcionamentos específicos de como seus profissionais devem ser usados pelos anunciantes em comerciais, mas que os projetos serão desenvolvidos com participação direta da Globo, agência de publicidade e cliente.  “A gente não pode ter uma cartilha para isso porque  queremos criatividade e se eu criar orientações, esse projeto vai estar engessado. Vamos discutir caso a caso, sempre a seis mãos. É a forma de garantirmos a melhor eficiência desse novo formato”.

Multitela

Durante o evento de apresentação do plano comercial do futebol, a TV Globo contou com seus apresentadores, comentaristas e narradores para trazer os balanços das principais coberturas, como Copa América e Copa do Mundo de Futebol Feminino – transmitida de forma inédita – além de insights e novidades para a cobertura 2020.

Talentos do futebol agora poderão estrelar campanhas dos patrocinadores da casa

Cada vez mais focadas em entretenimento, informação e conteúdo, as entregas terão também forte presença no digital. Não à toa, a emissora anunciou que passa a ter entregas comerciais nos podcasts da casa, tais como o “Hoje, sim”, com Cléber Machado, e o “Fala Fera”, com Eric Faria.

O Cartola FC, o fantasy game de futebol segue firme como estratégia digital da casa, com presença de 11 milhões de usuários únicos. Já no Globoesporte.com, o quadro Segue o Jogo poderá ser acompanhado pela audiência durante todo o Campeonato Brasileiro, logo após as partidas na TV, às quartas-feiras.

Na próxima edição impressa do PROPMARK, Schaeffer dá mais detalhes do plano comercial da emissora, faz uma análise dos projetos de branded content já realizados pelo departamento de esporte e a transformação digital nos formatos de entrega de marca.