Nesta sexta-feira (28), o maior grupo de comunicação do país vai lançar o ‘Caderno Globo: Entre Dados’. A iniciativa parte de uma série de publicações que joga luz em temas diversos, mas esta edição se debruça sobre a realidade interconectada, em que todos estão em rede e gerando uma quantidade jamais produzida de dados e informações. 

De acordo com a Globo, o projeto colaborativo e construído em rede conta com um conselho editorial que reúne Djamila Ribeiro, Edna Palatnik, Fernanda Torres, Gabriela Moura, George Moura, Ilona Szabó, Jailson de Souza e Silva, Lázaro Ramos, Marcus Barão e Mônica Waldvogel. 

Esta edição contou, ainda, com a curadoria da jornalista Cora Rónai e do cientista de dados Ricardo Cappra, e edição de Graziella Beting, Cristina de Luca e Rubem Barros. A publicação traz em suas páginas uma série de artigos, entrevistas, debates e análises, sobre temas como fake news, big data, dataísmo, ciberativismo, cidades inteligentes, além de discutir para onde estamos caminhando. Nas páginas, ilustrações da artista Beatriz Meneses reproduzem uma ideia de futurismo retrô. 

O caderno será distribuído durante o lançamento e para instituições parceiras do Globo Universidade, parte da Diretoria de Responsabilidade Social. Além disso, a versão digital, com conteúdo estendido, estará disponível em um site. Pela primeira vez, a publicação terá um podcast, em cinco episódios, desenvolvido em parceria com a Rádio Globo, com locução da atriz Bruna Linzmeyer.