A GloboNews e a Globo Filmes ganharam pela terceira vez o prêmio de Melhor Filme no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários -, considerado um dos principais eventos dedicados à cultura do filme não-ficcional na América Latina. Os vencedores foram anunciados no último domingo (4).

Desta vez, o vencedor foi o documentário “Libelu – Abaixo a Ditadura” (veja trailer abaixo). As produções “Cidade Fantasmas” e “Cine Marrocos” venceram nos anos de 2017 e 2019 respectivamente.

“Libelu – Abaixo a Ditadura” conta a história de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que se uniram para lutar contra a ditadura dos anos de 1970. O nome do grupo era Liberdade e Luta, mas ficou conhecido como “Libelu”. Dirigido por Diógenes Muniz, a obra traz entrevistas feitas com os participantes do movimento à época.  

O outro trabalho premiado foi “A Ponte de Bambu”, que ganhou o prêmio EDT (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual) de Melhor Montagem. Narrado em primeira pessoa, o documentário montado por André Finotti e Raimo Benedetti fala sobre a família Martins, que há mais de meio século vive entre o Brasil e a China. Ambos os filmes estão disponíveis pela plataforma Looke.  

Os vencedores do festival – que contou com mais duas obras criadas em conjunto pela GloboNews e Globo Filmes (“Meu Querido Supermercado” e “Atravessa a Vida”) – foram anunciados em versão online devido à pandemia de coronavírus.

Reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como um festival classificatório para melhor documentário de longa-metragem e de curta-metragem, o evento é dirigido pelo crítico Amir Labaki. Tem patrocínio do Itaú e Sabesp, parceria do SESC-SP e apoio cultural do Itaú Cultural e Spcine. Conta ainda com a realização do Ministério do Turismo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.