As marcas estão em todos os lugares. Basta prestar um pouco de atenção e será possível observar desde exposições mais óbvias, como as propagandas no mobiliário urbano, ou mesmo dentro de casa, na cozinha, sala ou em qualquer outro lugar. Como forma de inserir anunciantes nesse contexto de forma natural, a Globosat acaba de apresentar ao mercado uma solução de inserção digital de publicidade em vídeos já gravados, em parceria com a Mirriad.

Durante lançamento oficial do recurso In-Video-Advertising, nessa segunda-feira (26), em São Paulo, executivos de ambas as companhias apresentaram os primeiros resultados da ferramenta, que foi utilizada em fase de testes por anunciantes como Ford, Claro, Unilever, entre outros em programas como Vai, Fernandinha, Truque de Humor, Superbonita e Mundo Medina.

Divulgação

A proposta do serviço é incluir propaganda nos programas e atrações proprietárias dos canais GNT, Multishow e Off. A partir de julho, atrações no Telecine, Megapix e Universal também poderão receber o formato. 

O recurso inclui digitalmente rótulos de produtos, anúncios de publicidade e até mesmo automóveis nos vídeos de programas já gravados, no contexto das ruas, elevadores, aeroportos, estampas de roupa, páginas de jornais e revistas e até mesmo em ambientes internos. Dessa maneira, ao veicular uma externa de um programa, por exemplo, é possível criar digitalmente uma empena de mobiliário urbano e veicular uma propaganda da marca anunciante.

Ou ainda, em um programa de aventura, imprimir a marca do anunciante no colete salva-vidas de um convidado. Ao abrir a geladeira em um reality show de culinária, por exemplo, é possível acrescentar produtos de qualquer anunciante.

Marçal Neto/

Segundo Manuel Belmar, diretor-geral de Operações da Globosat, como principal vantagem, o recurso torna a publicidade não intrusiva e sem possibilidade de bloqueio ou de ser pulada, além de não interromper a experiência do usuário. “É uma propaganda que não tem como pular porque está dentro do conteúdo. Isso vem ao encontro de uma necessidade muito grande dos anunciantes de tentarem contextualizar suas mensagens. É claro que o formato de 30 segundos continua importante, mas propaganda contextualizada dentro do conteúdo é um desejo antigo que agora é possível através da tecnologia”.

No Brasil há três anos, a Mirriad chegou com proposta de fazer um mapeamento do mercado, testando players e aderência de anunciantes. Há um ano e meio a operação local já atua com estrutura própria. Agora, com a parceria que dá direito de exclusividade ao formato In-Video-Advertsing para a Globosat na TV paga, a Mirriad atua no backstage dos canais construindo inventário e acertando questões legais.

“A Globosat é um player estratégico para a gente pelo tamanho deles em produção de conteúdo. Já rodamos algumas marcas e tivemos recorrência de campanha, ou seja, marcas comprando de novo o formato, o que mostra a confiança e aceitação do mercado”, destacou Ana Paula Santamaria, diretora-geral da Mirriad no Brasil.

Acompanhe na edição impressa do PROPMARK alguns cases de anunciantes que já utilizaram com sucesso a tecnologia.