Uma das maiores editoras do mundo, a HarperCollins marca presença pela primeira vez com um stand próprio na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que será realizada até 10 de setembro. A editora entrou no país em agosto de 2015 em joint-venture com a Ediouro, e passou a atuar de maneira independente, como HarperCollins Brasil, desde o fim do ano passado.

Alguns selos ficaram com a Ediouro e a Harper manteve Thomas Nelson, Harlequin Books, HarperCollins e Vida Melhor. A editora tem 750 títulos em catálogo e faz em média dez lançamentos por mês no Brasil. O foco é no “crescimento sustentável”, descreve Daniela Kfuri, diretora de marketing da HarperCollins Brasil.

Ela conta que este ano a editora completa mundialmente 200 anos e toda a comemoração está voltada para o estímulo à leitura com a campanha/plataforma #PorQueEuLeio (#WhyIRead). Nessa ação, a editora perguntou aos autores de todo o mundo por que escrevem, por que leem e
que obras os influenciaram. Esse também é o mote do livro #PorQueEuLeio, que será lançado pela HarperCollins Brasil durante a feira – uma obra interativa, com atividades criativas relacionadas à leitura.

Haverá dinâmicas em que o leitor deve completar uma história, criar nomes de personagens e citar livros que gostaria que virassem filmes ou séries. Autores como Leandro Karnal, Andrea Pachá e Larissa Manoela deram depoimentos para o filme #PorQueEuLeio, com efeitos em 3D, que será exibido diariamente no cinema que ocupa metade do estande.

Na área de vendas, os livros estão divididos por “emoção” e não por tema: “Para alegrar”, “Para se inspirar”, assim pordiante. Para Daniela, o marketing do livro ainda se concentra, em grande parte, nos pontos de vendas. Mas a grande mudança ocorrida em anos mais recentes foi a abertura do contato com o leitor.

“Quando comecei nessa área, tínhamos acesso somente às livrarias. Hoje temos dados da Nielsen, temos informações mais detalhadas de vendas e nos relacionamos diretamente com os leitores nas redes sociais. A troca de informações se ampliou e a comunicação direta com o público equilibrou as relações de poder nesse segmento. Os autores, por exemplo, ganharam muita força”, comenta a executiva.

Hoje clubes e redes de leitura se transformaram em ferramentas de marketing de relacionamento para a editora, e blogueiros especializados entraram para seu extenso mailing de imprensa. O estande da Harper fica no Pavilhão Principal, tem 280 metros quadrados, o formato de um grande livro aberto e terá uma intensa programação cultural, que inclui encontros com autores, workshops com editores, oficinas de escrita e sessões de autógrafos.

No dia 9, a autora best-seller Karin Slaughter fará uma sessão de autógrafos do seu novo livro, Esposa perfeita, que tem como tema central a violência contra a mulher. As obras da escritora, defensora da causa feminina, já foram lançadas em mais de 30 idiomas, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos. Se há uma tendência no mundo dos livros atualmente, é essa: a força exercida por determinados temas. “Alguns temas, como empoderamento feminino e diversidade, vêm sendo mais discutidos globalmente, por isso aglutinam pessoas, atraem grupos de leitores”, conclui Daniela Kfuri.