O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou nesta quarta-feira (2) os dados do Cenp-Meios relativos aos investimentos em mídia no Brasil para o primeiro semestre de 2020.

Os números divulgados refletem os efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado. Os dados mostram um total de R$ 5,7 bilhões investidos no período. Se comparado ao mesmo intervalo de 2019, quando R$ 8,2 bilhões foram aplicados, houve uma queda de 30%.

Percentualmente, quem mais perdeu foi o Cinema. O tombo foi de 63%. Em seguida vem Revista, com 47% a menos de investimentos, acompanhada do meio Jornal, que caiu 46%. Out of home (46%) e TV por Assinatura (41%) aparecem logo depois. TV, Rádio e Internet foram as que menos sofreram, com uma queda percentual de 28%, 27% e 23%, respectivamente.

Obviamente, o bolo se divide com valores discrepantes entre os meios. Apesar de o prejuízo do Cinema ter sido percentualmente alto, a TV aberta foi a que mais perdeu em valores e teve menos de R$ 1,2 bilhão investidos em 2020 se comparado ao mesmo período de 2019.

Falando em bolo, o share se manteve na seguinte ordem: TV (55%), Internet (22%), OOH (9%), TV paga (5,7%), Rádio (4,7%), Jornal (2%) Revista (0,7%) e Cinema (0.2%)

Vale lembrar, porém, que o levantamento de 2019 continha 218 agências contra 213 em 2020. Confira a íntegra da tabela:

MEIOValor FaturadoShare (%)
Cinema R$                             13.049,000.2%
Internet R$                        1.278.876,0022.4%
Jornal R$                           115.441,002.0%
OOH/Mídia Exterior R$                           539.006,009.4%
Rádio R$                           266.588,004.7%
Revista R$                             37.479,000.7%
TV Aberta R$                        3.144.474,0055.0%
TV por Assinatura R$                           325.597,005,70%
TOTAL R$                        5.720.510,00