O jornal O Globo criou o festival online #tamojunto para ajudar a população a atravessar melhor o período de quarentena com distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

O projeto #tamojunto já mobiliza mais de 20 artistas de diferentes gêneros musicais e gerações para fazer shows ao vivo que serão transmitidos pelo site do jornal.

A partir desta sexta-feira (20), o conteúdo será aberto a todos os usuários e publicado na home do diário.

A ideia é levar pocket shows de artistas brasileiros para o público em casa. De sexta a domingo, das 18h às 22h, cada artista fará uma live intimista de 30 minutos em sua conta oficial no Instagram, com transmissão completa ao vivo no site e nas redes sociais do jornal.

Fátima Sá, editora do Segundo Caderno, fala da ação. “A gente precisa se isolar, mas não precisa se sentir sozinho. #tamojunto. Todos nós. Depois da música, nós já estudamos outras áreas para as próximas semanas”, afirma.

Inês Amorim, editora do caderno Rio Show, explica a ideia. “Para tornar a quarentena mais amena, pensamos em coisas legais para as pessoas fazerem em casa. Vimos que alguns artistas estavam fazendo lives nas redes sociais, daí a ideia de juntar vários shows num festival online”, conta.

Entre os artistas que participam da iniciativa estão Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto, Jards Macalé, Marcos Valle, Duda Beat, Nego do Borel e Margareth Menezes.

Radicados em Portugal, Dona Onete, Juliana Linhares (Pietá), Simone Mazzer, João Cavalcanti, Hamilton de Holanda, Pélico e Momo também farão apresentações direto do país.

Participam ainda Matheus VK, Pedro Miranda, Zé Renato, Castello Branco, Duca Leindecker, Lucy Alves, Ana Gabriela, Jorge Vercillo, Cícero.

Os artistas Di Ferrero, que se recupera em casa, e Fran, neto de Gilberto Gil e filho de Preta Gil, que foi diagnosticada com a Covid-19, também entraram no line up.

A programação completa do #tamojunto será divulgada nesta sexta-feira (20), na edição impressa do jornal O Globo e no site do Rio Show.