Emissora realizou coletiva de imprensa virtual para apresentar as novidades da temporada (Crédito: Reprodução)

Na próxima terça-feira (14) a Band estreia a sétima temporada do MasterChef Brasil com cozinheiros amadores. Para apresentar as novidades desta edição, a emissora promoveu uma coletiva de imprensa virtual que reuniu a apresentadora Ana Paula Padrão, os chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, a diretora do programa Marisa Mestiço e o diretor de comunicação, André Rizzatto Cameira. 

Desta vez, a atração chega ao ar com uma série de adaptações para atender aos protocolos de segurança recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O programa traz um formato inédito de competição com apenas oito cozinheiros – quatro homens e quatro mulheres – que a cada episódio vão disputar o prêmio de maior cozinheiro amador do Brasil.

Os participantes vão trabalhar em bancadas individuais e separadas por um metro e meio de distância. Além disso, no mercado, entram apenas quatro competidores por vez para escolher seus produtos. Os cozinheiros também devem entregar três pratos, um para cada jurado, que serão colocados em um carrinho e levado até os chefs. Ao invés de um vencedor final, desta vez, um ganhador será consagrado por programa.

“A pandemia da Covid-19 chegou na fase de pré-produção do programa. Tivemos que dar uma pausa e rever o nosso planejamento. Além das adaptações de segurança, desta vez, trazemos um formato mais popular. As seletivas também sofreram mudanças, pois já tínhamos realizado alguns testes presenciais, mas tivemos que adotar um teste de seleção online mais específico”, diz Marisa Mestiço, diretora do MasterChef Brasil.

Ana Paula Padrão comanda a sétima temporada da competição de cozinheiros amadores (Crédito: Reprodução)

A apresentadora Ana Paula Padrão reforça que não há um super campeão e que cada episódio se resume nele mesmo, com começo, meio e fim. “Essa adaptação reduz o tempo das pessoas no estúdio. Isso muda um pouco a dinâmica, pois quem estudou o programa pela estratégia, não terá mais essa opção. Também não teremos as provas em equipes, agora todas são individuais. O jogo ficou mais emocionante e as pessoas mostram suas personalidades mais rápido, pois vão sofrer mais pressão. Estamos gravando o episódio número seis, ou seja, já temos cinco campeões até agora”, comenta. 

A edição de 2020 não vai contar com chefs convidados no estúdio, mas trará diversos artistas na prova da ‘Caixa Surpresa dos Famosos’. Nomes como Ivete Sangalo, Pabllo Vittar, Elza Soares, Kátia Fonseca, Amado Batista, entre outros, vão enviar vídeos para que os participantes realizem seus pratos favoritos. 

O ganhador de cada episódio leva para cada um prêmio de cinco mil reais, oferecido pelo PicPay e diversos outros produtos das marcas Tramontina, Brastemp, Amazon e Universidade Estácio. Além, claro, do troféu de campeão de 2020.

“Outra novidade desta edição é que toda vez que um participante ganhar, uma organização beneficente também ganha uma doação de cinco mil reais. O programa está mais parecido com o Brasil de hoje. Todo mundo está mais solidário. Se não está, deveria estar. Vamos trazer propostas de comidas triviais e insumos que você pode encontrar em qualquer lugar”, reforça Ana Paula.

Temporada 2020 vai trazer pratos mais populares (Crédito: Reprodução)

O chef Erick Jacquin ressalta que a temporada de 2020 possui todos os elementos para uma grande competição. “Este MasterChef tem tudo, não faltou nada. É o verdadeiro concurso de cozinha, pois só há uma chance. Ou se ganha, ou se perde. Só depende de você. Pode até parecer que as provas são mais simples, mas não são. Ficou parecendo o MasterChef Europa, pois a gente, desta vez, não se beija”, se diverte.

Paola Carosella acrescenta que a culinária é sobre estar junto, mas não grudado. “No programa sempre foi o participante cozinhando com ele mesmo e contra os outros. Não estaremos próximos fisicamente, porém, mais perto de suas histórias”, diz.

Com co-produção da Endemol Shine Brasil e Discovery Home & Health, essa temporada conta com o patrocínio das marcas: Amazon, Aurora, Brastemp, Cacau Show, Café L´OR, Camil, Eisenbahn, Estácio, Kitano, PicPay, Renata, Tramontina e Young Living. Há ainda cotas de participação para Porcelanas Oxford, Piracanjuba, Samsung, UOL, Veja e Vinícola Garibaldi.