O lançamento do filme “Meu Malvado Favorito 3” (Despicable Me 3) mexeu com diversas marcas no Brasil em ações criadas pela agência VML. A animação estreia na próxima quinta-feira (29), pela Universal Pictures, e ganhou desde o “Meu Dia Favorito” a produtos em edições limitadas e ativações nas ruas.

A campanha tem ainda chamadas na TV aberta e a cabo, spots de rádio, anúncios para mídia impressa, envelopamento do metrô no Rio de Janeiro, peças em mobiliário urbano e ações de merchandising na novela Carinha de Anjo (SBT).

Juliana Ribas, diretora de marketing da Universal Pictures do Brasil, afirma que essa é a maior campanha feita para um filme da Universal. “Integramos esforços de mídia off-line, digital, publicity e promoções, dando ainda mais força à franquia, que em apenas três lançamentos – ‘Meu Malvado Favorito’, 1 e 2, além de ‘Minions’ – ultrapassou 18 milhões de ingressos vendidos no Brasil.”

No dia 1º de junho, foi celebrado o “Meu Dia Favorito”, com os personagens Gru, Dru e Minion Mel distribuindo o jornal Metro com sobrecapa do filme na Avenida Paulista, em São Paulo. Alguns dias depois, uma estátua de 2,5 metros de um Minion foi construída também no famoso endereço.

“O final de semana de abertura é o principal termômetro da nossa estratégia. A gente começa as ações normalmente um mês antes e elas se intensificam uma semana antes. A vantagem dessas franquias é que já existe uma relação afetuosa. O que a gente precisa fazer é instigar novamente esse afeto e trazer mais pessoas. É uma indústria muito concorrida. Você tem que se superar sempre”, diz Fernando Taralli, presidente da VML.

Marcas e Minions juntas

McDonald’s e Universal trabalham juntos desde o começo do fenômeno da franquia no Brasil, em 2010, com parceria nos filmes Meu Malvado Favorito 1 e 2, Minions e agora pela quarta vez com o terceiro longa de Despicable Me. A rede resgatou um clássico dos anos 80, a torta de banana split, fruta que os Minions adoram, e uma nova coleção de personagens como brindes no McLanche Feliz: são nove Minions, uma Agnes no unicórnio, um Gru e uma Lucy em seus hidrociclos.

Segundo João Branco, diretor de marketing do McDonald’s Brasil, a parceria com a Universal está “muito acima da média” e fica no top 3 da rede. “A gente faz em média uma parceria dessa por mês, isso já nos últimos 10 anos, então foram muitas. Em todo esse tempo, a plataforma de Minions está entre as três maiores. Tem muito a ver com nosso público e nosso negócio”, diz.

O executivo explica que a rede procura se alinhar a marcas que tenham valores parecidos com os da empresa e que sejam atrativos para toda família, como no caso de Meu Malvado Favorito e de Minions. “Não são só as crianças que gostam, os pais também. É muito divertida, descontraída. É uma das propriedades de mais sucesso da nossa história. A última vez foi em 2015, foi um super sucesso, temos a mesma expectativa para esse ano”, diz.

Além da sobremesa e dos brindes, o McDonalds fará comunicação dentro e fora de seus restaurantes, o que inclui comercial de TV, mobiliário urbano, ações promocionais, campanha digital, além da decoração de embalagens e lâminas das bandejas.

Já o Grupo Ferrero do Brasil traz nas marcas Tic Tac, Nutella e Kinder imagens de personagens em produtos exclusivos e em edição limitada. Tic Tac, o primeiro licenciamento de Nutella no Brasil, ganhou sabores de banana e tangerina e pílulas com carinhas, e o Kinder Chocolate Happy, tem brincadeiras no verso da embalagem.

A exibidora Cinemark também está na parceria, com miniaturas dos Minions, que podem ser adquiridas no combo com balde de pipoca, duas bebidas e um Fini de minions ou separada. Além disso, clientes do cartão de benefícios Cinemark Mania ganham um álbum de figurinhas e um imã do longa, na compra de um ingresso para qualquer filme.

A Perdigão entrou na onda com uma linha de empanados da marca, Minions Mini Chicken, moldada no formato dos personagens. O produto será lançado com ação exclusiva na rede Cinemark, em que a marca exibe uma animação antes do filme com os Minions divulgando as novidades. Já o Nescau Cereal, da Nestlé, lançou um pack do produto e um porta-cereal em forma de Minion. O vídeo publicado pela Universal no Facebook apresentando a novidade já foi visto mais de um milhão de vezes.

 

Nos Estados Unidos, a Universal promoveu o encontro inédito entre Leandro Hassum, que dá voz aos personagens Gru e Dru, com o elenco da versão latina da animação. O ator brasileiro se reuniu com Andrea Legarreta (Lucy), Andrés Bustamante (Gru/Dru) e Jay de La Cueva (Balthazat Bratt). A ação aconteceu na pré-estreia do filme no Parque da Universal, em Orlando.

O filme é produzido pela Illumination Entertainment e dirigido por Pierre Coffin e Kyle Balda.

Assista ao trailer: