O lançamento do filme “Meu Malvado Favorito 3” (Despicable Me 3) mexeu com diversas marcas no Brasil em ações criadas pela agência VML. A animação estreia na próxima quinta-feira (29), pela Universal Pictures, e ganhou desde o “Meu Dia Favorito” a produtos em edições limitadas e ativações nas ruas.
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A campanha tem ainda chamadas na TV aberta e a cabo, spots de rádio, anúncios para mídia impressa, envelopamento do metrô no Rio de Janeiro, peças em mobiliário urbano e ações de merchandising na novela Carinha de Anjo (SBT).
Juliana Ribas, diretora de marketing da Universal Pictures do Brasil, afirma que essa é a maior campanha feita para um filme da Universal. “Integramos esforços de mídia off-line, digital, publicity e promoções, dando ainda mais força à franquia, que em apenas três lançamentos – ‘Meu Malvado Favorito’, 1 e 2, além de ‘Minions’ – ultrapassou 18 milhões de ingressos vendidos no Brasil.”
No dia 1º de junho, foi celebrado o “Meu Dia Favorito”, com os personagens Gru, Dru e Minion Mel distribuindo o jornal Metro com sobrecapa do filme na Avenida Paulista, em São Paulo. Alguns dias depois, uma estátua de 2,5 metros de um Minion foi construída também no famoso endereço.
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“O final de semana de abertura é o principal termômetro da nossa estratégia. A gente começa as ações normalmente um mês antes e elas se intensificam uma semana antes. A vantagem dessas franquias é que já existe uma relação afetuosa. O que a gente precisa fazer é instigar novamente esse afeto e trazer mais pessoas. É uma indústria muito concorrida. Você tem que se superar sempre”, diz Fernando Taralli, presidente da VML.
Marcas e Minions juntas
McDonald’s e Universal trabalham juntos desde o começo do fenômeno da franquia no Brasil, em 2010, com parceria nos filmes Meu Malvado Favorito 1 e 2, Minions e agora pela quarta vez com o terceiro longa de Despicable Me. A rede resgatou um clássico dos anos 80, a torta de banana split, fruta que os Minions adoram, e uma nova coleção de personagens como brindes no McLanche Feliz: são nove Minions, uma Agnes no unicórnio, um Gru e uma Lucy em seus hidrociclos.
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Segundo João Branco, diretor de marketing do McDonald’s Brasil, a parceria com a Universal está “muito acima da média” e fica no top 3 da rede. “A gente faz em média uma parceria dessa por mês, isso já nos últimos 10 anos, então foram muitas. Em todo esse tempo, a plataforma de Minions está entre as três maiores. Tem muito a ver com nosso público e nosso negócio”, diz.
O executivo explica que a rede procura se alinhar a marcas que tenham valores parecidos com os da empresa e que sejam atrativos para toda família, como no caso de Meu Malvado Favorito e de Minions. “Não são só as crianças que gostam, os pais também. É muito divertida, descontraída. É uma das propriedades de mais sucesso da nossa história. A última vez foi em 2015, foi um super sucesso, temos a mesma expectativa para esse ano”, diz.
Além da sobremesa e dos brindes, o McDonalds fará comunicação dentro e fora de seus restaurantes, o que inclui comercial de TV, mobiliário urbano, ações promocionais, campanha digital, além da decoração de embalagens e lâminas das bandejas.
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Já o Grupo Ferrero do Brasil traz nas marcas Tic Tac, Nutella e Kinder imagens de personagens em produtos exclusivos e em edição limitada. Tic Tac, o primeiro licenciamento de Nutella no Brasil, ganhou sabores de banana e tangerina e pílulas com carinhas, e o Kinder Chocolate Happy, tem brincadeiras no verso da embalagem.
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A exibidora Cinemark também está na parceria, com miniaturas dos Minions, que podem ser adquiridas no combo com balde de pipoca, duas bebidas e um Fini de minions ou separada. Além disso, clientes do cartão de benefícios Cinemark Mania ganham um álbum de figurinhas e um imã do longa, na compra de um ingresso para qualquer filme.
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A Perdigão entrou na onda com uma linha de empanados da marca, Minions Mini Chicken, moldada no formato dos personagens. O produto será lançado com ação exclusiva na rede Cinemark, em que a marca exibe uma animação antes do filme com os Minions divulgando as novidades. Já o Nescau Cereal, da Nestlé, lançou um pack do produto e um porta-cereal em forma de Minion. O vídeo publicado pela Universal no Facebook apresentando a novidade já foi visto mais de um milhão de vezes.
Nos Estados Unidos, a Universal promoveu o encontro inédito entre Leandro Hassum, que dá voz aos personagens Gru e Dru, com o elenco da versão latina da animação. O ator brasileiro se reuniu com Andrea Legarreta (Lucy), Andrés Bustamante (Gru/Dru) e Jay de La Cueva (Balthazat Bratt). A ação aconteceu na pré-estreia do filme no Parque da Universal, em Orlando.
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O filme é produzido pela Illumination Entertainment e dirigido por Pierre Coffin e Kyle Balda.
Assista ao trailer: