Paulo Samia, CEO – UOL Conteúdo e Serviços: investimentos em novas verticais (Foto: Simon Plestenjak/UOL)

Somente em 2019, o UOL lançou três novas verticais de conteúdo com foco em produção de tecnologia, e-sports e causas sociais. Em novembro deve estrear a Nossa, iniciativa voltada ao lifestyle. Nesta entrevista, Paulo Samia, CEO – UOL Conteúdo e Serviços , fala sobre os projetos da plataforma com relação a estes produtos, além de fazer um balanço sobre a recém-lançada produtora de vídeos MOV e das soluções proprietárias Uol AD_ LAB, CarnaUOL, Viva Bem, Prêmio UOL Carros e ações de branded content.

Verticais
Estamos constantemente buscando soluções diferentes para o mercado em novas verticais de conteúdo. Lançamos três grandes plataformas: o Start, focado em e-Sports; o Tilt, que é uma proposta de falarmos do universo de tecnologia; o Ecoa, que dá visibilidade a causas sociais e estamos em vias de lançar uma nova vertical de lifestyle, moda, gastronomia e viagens, que vai se chamar Nossa.

MOV
O MOV é uma produtora de vídeo focada em conteúdo premium e a gente distribui em várias plataformas, no YouTube e também nas propriedades do UOL. Produzimos para todos as verticais e para as equipes de branded content quando necessário. Ou seja, a gente usa o MOV para alavancar esse formato dentro da nossa oferta de publicidade e conteúdo. Em um mês e meio de MOV, estamos felizes com os números. São mais de 100 mil seguidores e uma audiência de mais de um milhão de views por mês nas duas grandes vertentes: o .doc, de produções jornalísticas e o .show, com foco em entretenimento.

Entregas publicitárias
Temos entregas tanto em nossas propriedades digitais, ou seja, no UOL, e também tem a possibilidade de ativação offline. Tem plataformas proprietárias offline como o Viva Bem no Verão e o Universa Talks, que é uma série de seminários e eventos, para discutir esse novo momento da mulher. Temos o CarnaUOL, maior evento pré- -Carnaval que existe, e a plataforma UOL carros, que produzimos o prêmio que leva o mesmo nome. Estamos com uma iniciativa bem forte em podcasts também.

Carna UOL
É o sexto ano que a gente faz. Começamos em 2014 pequeno e neste ano teve 35 mil pessoas no nosso evento em São Paulo, mas a gente cobre de uma forma nacional. É um projeto que tem também presença no Carnaval da Bahia, parcerias com o BandFolia, no Rio de Janeiro a gente tem o naming rigths do maior camarote da Sapucaí, o CarnaUOL número1, e aqui em São Paulo fazemos o maior evento pré-Carnaval.

Audiência
Hoje, 88% dos usuários de internet no Brasil acessam o UOL pelo menos uma vez ao mês. É a terceira maior audiência da internet no Brasil, só depois de Facebook e Google. São quase 300 sites parceiros, que estão dentro da nossa network. Para a área de publicidade isso é muito relevante porque hoje é a principal network premium do Brasil em termos de conteúdo, interesses diversos e a gente consegue explorar isso muito bem com nossos anunciantes. Em geral, as pessoas acessam todas as plataformas, mas a home ainda é o principal canal de entrada. Ela deixou de ser a única porta de entrada, por conta das verticais. Somos muito fortes em esportes e entretenimento, as pessoas já acessam diretamente esses canais.

UOL AD_LAB
O UOL AD_Lab é um tripé de soluções que se equilibram para que possamos entregar solução completa para os anunciantes. São três pilares: tecnologia, mídia e conteúdo. Em Tecnologia, a gente tem todas as soluções em tecnologia no mercado para veicular diferentes formatos, peças em todas as networks do Brasil. Em mídia, temos diversas plataformas, todos formatos, o vídeo cada vez crescendo mais, além das plataformas offline proprietárias. E o conteúdo, que a gente desenvolve dentro da nossa equipe de 350 editores, repórteres e jornalistas. É a maior editoria online do Brasil e, também temos a área de desenvolvimento de branded content para projetos específicos de nossos anunciantes.

Branded Content
Até agosto foram 110 projetos de branded content. É um produto muito procurado pelos nossos anunciantes. São campanhas que a gente desenvolve em parceria com os anunciantes. No CarnaUOL, a Amstel fez ação bem grande e agora estávamos com Fanta na BGS, por exemplo.