Na última segunda-feira, 23, um painel na famosa Times Square, em Nova Iorque (EUA) mostrou o cenário alarmante da educação pública brasileira. A ação é parte da Semana da Educação promovida pelo movimento Todos Pela Educação. O objetivo é alertar a sociedade sobre a urgência de priorizarmos o tema como principal política estratégica para o Brasil.

De acordo com projeções do Todos Pela Educação, se as tendências observadas nos dados de aprendizagem da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e do Saeb dos últimos anos se confirmarem, em 2030, 44% das crianças sairiam do 3° ano do Ensino Fundamental sem alfabetização em leitura. No Ensino Médio, somente 2% chegariam, ao final dessa etapa com conhecimento básico em matemática e 34,4% delas em língua portuguesa.

As ações da Semana da Educação começam com a inserção na Times Square (Nova Iorque/EUA) e seguem no aeroporto de Brasília com a entrega de folhetos em um quiosque com o tema “Embarque para o Brasil de 2030”. A ideia é propor uma reflexão sobre a perspectiva das nossas crianças para o futuro e como cada um pode apoiar a educação na prática. No meio digital, a campanha segue de segunda a sábado com peças em diferentes formatos, além de promover ações com influenciadores relevantes.

“Trata-se de uma grande ação de PR que tem como meta criar uma atmosfera que sensibilize a sociedade e a classe política sobre a urgência de priorizarmos a Educação. Pela primeira vez estamos conduzindo uma campanha de fato multidisciplinar, cuja amplitude e alcance não se dariam sem o apoio de diferentes parceiros verdadeiramente engajados com a causa”, afirma Rodolfo Araújo, diretor de mobilização do Todos Pela Educação.

O mote da campanha, #EducaçãoJá, foi criado pela agência D4G. A realização fica a cargo da J. Walter Thompson, com parcerias junto à Inframerica, JCDecaux e Gol Linhas Aéreas.