Os apresentadores Sergio Aguiar, Janine Borba, Celso Freitas, Adriana Araújo, o VP comercial Walter Zagari e o VP de jornalismo Antonio Guerreiro. (Crédito: Alê Oliveira)

A partir de segunda-feira (9), a grade da Record TV passa a contar com uma nova programação jornalística. O Jornal da Record, principal noticiário da casa, ganha novo cenário e quatro boletins ao longo da programação. Ao todo, a emissora promete 16 horas de jornalismo por dia, sendo 14 delas ao vivo.

A Record TV vai integrar este conteúdo com suas múltiplas plataformas: R7, PlayPlus, Record News e todas as suas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube, com conteúdo produzido exclusivamente para cada uma delas.  

A novidade é parte das celebrações referentes aos 66 anos da Record TV e, também resultado do trabalho de Antonio Guerreiro à frente da vice-presidência de jornalismo da emissora.

Para Guerreiro, o projeto quer aproximar ainda mais a redação do telespectador. “O JR chega nessa nova fase mostrando uma participação muito mais ativa do telespectador na confecção do jornal. Iremos trazê-lo para a nossa mesa de redação, para a nossa reunião de pauta”, diz.

O executivo também afirma que o Portal R7, que completa 10 anos em setembro, foi a primeira iniciativa que o grupo teve em multiplataforma. “Logo na sequência implantamos uma série de ações transmídia na programação quando isso ainda não era moda”, defende.

“A partir de agora quem acessar o JR, seja por qualquer plataforma, vai ver um telejornal privilegiando a programação ao vivo, com estes novos 45 minutos que entram na programação da Record”, aponta Guerreiro.

Boletins

O Jornal da Record continua sendo apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo na faixa das 21h30.

Os quatro novos boletins diários irão ao ar uma vez pela manhã, duas vezes durante a tarde e ainda haverá uma edição voltada à economia, política e análises no início da madrugada, sob a apresentação de Janine Borba e do recém-chegado ao grupo Sérgio Aguiar.

Para os apresentadores, a iniciativa vai permitir uma aproximação ainda maior do público. Por serem entradas ao vivo, o grupo acredita que os espectadores conseguirão se informar sobre os desdobramentos dos fatos sem cair na repetição de temas.

Para Guerreiro, a equipe de 1500 jornalistas da Record TV em todo o Brasil e, também em outros países fará uma curadoria sobre os temas a serem discutidos e apresentados.    

Comercial

De acordo com Walter Zagari, vice-presidente comercial da emissora, o formato agregado e multiplataforma trouxe novas oportunidades para anunciantes. Com a primeira cota já fechada com o Bradesco, o formato jornalístico da Record TV apresentou valor anual de tabela de meio bilhão de reais.

“Todas as plataformas estão contempladas com a participação dos patrocinadores, serão duas cotas, uma já é do Bradesco e a outra devemos fechar nas próximas 48 e 72 horas”, diz.

Para encaixar essa programação, a Record movimentou alguns de seus programas de entretenimento e, também uma faixa comercial, que deve ser reintegrada durante a programação.

“Isso é uma coisa que contemporizamos com a grade artística, houve uma pequena diminuição em alguns programas sem afetar o conteúdo deles e inclusive, em relação aos breakes comerciais, eles acabam sendo atendidos sem nenhuma dificuldade. Houve realmente uma acomodação artístico comercial que permitiu a gente redesenhar a nossa programação”, aponta.

“A gente acredita que comercialmente já é um sucesso e com certeza do ponto de vista da audiência também será”, finaliza Zagari.