A Record divulgou, nesta sexta-feira (16), um comunicado no qual afirma que venceu a concorrência para a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, e das Olimpíadas de 2012, em Londres. A Record não quis comentar a respeito do valor da negociação, que, segundo informações que circularam no mercado na semana passada é de US$ 60 milhões. A emissora aguardava apenas a assinatura do contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a qual foi oficializada hoje no site oficial do comitê (Leia aqui o comunicado em inglês). Leia abaixo a íntegra do mesmo comunicado:

“O Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu os Direitos de Televisão relativos aos Jogos Olímpicos de 2010 e 2012 para a Rádio e Televisão Record S.A. (TV Record), no Brasil, conforme anunciado hoje.

O contrato marca um significativo aumento de receita em relação ao contrato negociado pelos Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing, e vai abarcar tanto a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver quanto a dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres.

O COI negociou diretamente com a emissora brasileira, e não através do grupo Organización de Televisión Iberoamericana.
A TV Record – canal de TV aberta de iniciativa privada – vai oferecer cobertura expandida dos Jogos Olímpicos através de uma série de canais de TV, além de deter os direitos de transmissão dos Jogos em todas as plataformas de veículos de comunicação, inclusive TV, cabo, satélite, Internet e telefonia móvel.

A respeito da parceria, o Presidente do COI, Jacques Rogge, afirmou que “a cobertura em TV Aberta é um princípio importantíssimo para o COI, como contempla a nossa Carta Olímpica. Ao fechar este inédito e importante contrato com a TV Record, o COI está garantindo que o maior número possível de pessoas possa desfrutar os Jogos Olímpicos e a experiência olímpica no Brasil”.

Sobre a transação, o membro da Comissão Executiva do COI, Richard Carrión, que conduziu as negociações, disse que “o COI e a TV Record estão honradas em anunciar uma nova parceria, que terá início em 2010. A TV Record nos impressionou com sua paixão pelos Jogos Olímpicos e seu comprometimento com os valores do Movimento Olímpico. O Brasil é um mercado-chave para o Movimento Olímpico na América do Sul, e este contrato marcará uma estimulante nova era tanto em termos de exposição quanto de receita para o Movimento Olímpico como um todo. Estamos muito ansiosos para trabalhar com a TV Record pela primeira vez, e garantir que a cobertura expandida dos Jogos seja disponibilizada aos amantes do esporte no Brasil”.

Em relação ao contrato, o superintendente da TV Record, Sr. Honorilton Gonçalves, expressou que “a TV Record está orgulhosa de ter sido contemplada com os Direitos de Transmissão dos Jogos Olímpicos, nesse evento de primeiríssima classe. Aguardamos ansiosos o início desse novo e promissor relacionamento com o COI e vamos nos dedicar ao avanço do Movimento Olímpico e do esporte em geral. Temos o compromisso de oferecer uma estimulante cobertura compreensiva dos Jogos de Vancouver em 2010 e dos Jogos de Londres em 2012, no Brasil, através de todas as plataformas”.”

Leia também: Record aguarda COI assinar contrato de transmissão dos Jogos Olímpicos