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De acordo com seus balanços de resultados, a Netflix encerrou o último ano com uma base global de mais 140 milhões de assinantes e lucro de US$ 4,19 bilhões. Uma das principais estratégias da plataforma para atrair novos usuários é o investimento nas produções originais, para os quais a companhia desembolsou, também em 2018, cerca de US$ 3 bilhões. Este valor deve ser ainda maior neste ano.

Sem contar com verba de inserções comerciais para completar sua renda, muitos especialistas do mercado financeiro especulam até quando o ciclo desenvolvido pela Netflix, que equilibra produtos X assinaturas, se manterá saudável.

Por isso, é visível a aproximação que o serviço de streaming vem realizando com as marcas para a fomentação de formatos que as incluam em seus filmes e séries por meio de recursos como o product placement. Um dos principais exemplos é a cena do longa interativo ‘Black Mirror: Bandersnatch’, onde o espectador deveria escolher se o protagonista da saga tomaria café da manhã com os cereais Sugar Puffs ou Sucrilhos. Mais recentemente, o filme ‘Mistério no Mediterrâneo’, estrelado por Adam Sandler e Jennifer Aniston, cita claramente marcas de medicamentos.

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Nesta quinta-feira, 4, estreia a terceira temporada de ‘Stranger Things’, uma das mais relevantes produções Netflix. Há meses o público vem recebendo não apenas informações sobre coleções licenciadas desenvolvidas pelas marcas com inspiração na série, mas também acesso a teasers, cenas e “pistas” sobre o que espera por Eleven, Will, Mike e todos os moradores da fictícia cidade de Hawkins. Além dessa estratégia constituir importante fonte de renda – no último ano, o mercado de licenciamento movimentou em todo o mundo cerca de US$ 240 bilhões, sendo US$ 150 bilhões apenas nos Estados Unidos, de acordo com dados da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento) – a plataforma ainda se beneficia pelo marketing promovido pelos parceiros para a divulgação da produção.

Mas nem tudo são flores: enquanto uma parcela dos fãs mostra-se animada com tantas novidades, outra vem acusando a Netflix de transformar a série em ‘Sponsored Things’ (ou ‘Coisas Patrocinadas’, em português). Por hora, basta aguardar para saber o quanto essas ações irão, de fato, impactar a experiência da série.

Nesse meio tempo, confira as principais ações das marcas para esta temporada de ‘Stranger Things’:

BOMBRIL

Com o app ‘Stranger Antenna’, criado pela Netflix em parceria com a AKQA, o internauta pode liberar os conteúdos inéditos da trama, mas só se utilizar um Bombril para isso. A ação contou com tecnologia compartilhada pela AKQA Londres, vídeos assinados pela Hungry Man e áudio tocado pela Hefty. Veja mais aqui.

HAVAIANAS

A Havaianas lançou dois modelos com estampas inspiradas na terceira temporada da série. A novidade contou com o filme ‘Strangest Things’, criado pela AlmapBBDO, no qual a marca mostra que na época o país era mais estranho (strangest) do que os eventos sobrenaturais da produção.

LEVI’S

Trabalhando diretamente com a equipe de figurino de ‘Stranger Things’ em sua terceira temporada, a Levi’s criou visuais especiais inspirados em dois personagens favoritos: Eleven e Dustin. Esses looks completos aparecerão na série e estão disponíveis para compra como parte da edição especial de inverno da coleção Levi’s x Stranger Things.

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COCA-COLA

A New Coke é um dos grandes fracassos de marketing na história de uma das marcas mais icônicas do mundo, a Coca-Cola. O produto ficou no mercado em torno de 79 dias no ano de 1985. A ideia era renovar o sabor da bebida para combater o crescimento da Pepsi. Não deu certo. Por meio de parceria com a Netflix, a empresa produziu uma edição limitada da New Coke feita para, entre outros motivos, promover a série. O produto também aparecerá na tela durante a temporada e esteve à venda no mercado norte-americano.

https://youtube.com/watch?v=yrTVc6bfzVg

NIKE

A nostalgia da década de 1980 foi a base da coleção de roupas e calçados ‘Nike Stranger Things’. Os produtos entraram à venda na última quinta-feira, 27 de junho, e trazem elementos da escola de Hawkins.  

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LEGO

Além de set inspirado na casa de Will e Joyce no mundo real e no mundo invertido, a marca potencializou o lançamento com vídeo inspirado nas televendas típicas da época da série.

POLAROID

Duas câmeras com layout inspirada na tecnologia de 1985 fazem parte de coleção especial da Polaroid desenvolvida para a série.

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H&M

Pela primeira vez ‘Stranger Things’ retratará os personagens durante o verão americano. Pensando nisso, a marca de fast fashion H&M desenvolveu uma coleção praia. A divulgação ficou por conta do ator Dacre Montgomery, que na série dá vida a Billy.