Carnaval Globeleza recebe patrocínio de Crefisa, Dorflex, Extra e Unilever; emissora terá projeto especial para o digital (Divulgação Rede Globo/Fábio Rocha)

Com a aproximação do Carnaval, que ocorre entre 21 e 25 de fevereiro, os veículos se preparam para a maratona de transmissões e programações especiais da folia nas passarelas, ruas e camarotes do país.

São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador seguem como as meninas dos olhos das coberturas nacionais, embora este ano haja previsão de conteúdo vindo de Manaus, Olinda, Recife e Belo Horizonte, além dos flashes e boletins em diferentes capitais.

Uma das promessas para 2020 é o aprofundamento da cobertura multiplataforma, que em 2019 já foi destaque na Rede Globo, Band e SBT.

Agora, a emissora de Silvio Santos garantiu seis cotas de patrocínio nacionais e uma regional para o SBT Folia. O projeto tem entrega na TV e na internet em todo o país para Ambev, Avon, Bob’s, SC Johnson, Colgate e Coty, além de Dolly, que renovou a parceria para São Paulo.

SBT Folia terá Tiago Barnabé, Nadja Haddad, Léo Sampaio, Milene Pavoró e Helen Ganzarolli (Divulgação)

A emissora levará conteúdo exclusivo, melhores momentos e bastidores da festa em Salvador para o seu site. O público também poderá seguir a cobertura pelas redes sociais oficiais do SBT no Twitter e no Facebook. Novamente a apresentação ficará sob a batuta de Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio, a partir do estúdio do SBT no circuito Barra/Ondina. Ainda estão previstas as participações de Milene Pavoró, integrante do Programa do Ratinho e, de Tiago Barnabé, do Programa Eliana.

Já a Band, que completa 20 anos de cobertura da festa baiana em 2020, escalou a cantora Ju Moraes e a repórter Ju Guimarães para comandar as transmissões diretamente de Ondina. Sob o slogan Elas fazem ‘Jus’ ao melhor Carnaval do Brasil, o Band Folia tem patrocínio de Big, UOL, BMG, Skol e Forteviron. De acordo com a emissora, ainda há mais “algumas cotas” sendo negociadas.

A Band deve concentrar sua cobertura na transmissão e quer reunir conteúdo espontâneo das pessoas a partir da hashtag BandFolia, para gerar buzz nas redes sociais. A emissora atuará também na cobertura do pré-Carnaval e terá “dezenas de equipes” durante a folia trazendo informações de diferentes regiões, como Recife e Manaus, por exemplo.

Ju Moraes divide a apresentação
do Band Folia com Ju Guimarães (Divulgação)

De acordo com fontes ouvidas pelo PROPMARK, a cota de patrocínio nacional do Band Folia 2020 ronda a casa dos R$ 50 milhões na tabela, incluindo vinhetas, selos sequenciais e animados, comerciais de 30 segundos e abertura e assinatura de patrocinador. Para projetos especiais são definidos valores à parte.

A Rede TV!, que este ano conta com a coordenação de conteúdo do jornalista Léo Dias, fará a habitual cobertura dos bastidores dos desfiles dos grupos especiais, camarotes e blocos de rua. A emissora terá patrocínio da Ecobier e Acquissima e, assim como em 2019, utilizarão a força das plataformas digitais para aumentar a abrangência da cobertura. Sob o comando de Dias, a Rede TV! quer fortalecer a reportagem e implementar uma série de mudanças na transmissão.

“O foco não vai ser só as celebridades propriamente conhecidas, mas a celebridade daquela noite. […] Vamos contar histórias mais interessantes do Carnaval e não ficar apenas em cima dos corpos das mulheres, quero evitar essa exposição”, afirma.

Outra aposta é na cobertura da terça-feira, que segundo Dias, “é sempre é um dia muito difícil, porque já não tem mais desfile e é a expectativa do resultado de São Paulo. […] Este ano vamos ter o Baile da Arara, que é dos descolados do Rio de Janeiro, em Santa Teresa, e estaremos na porta com David Brazil, Lorena Improta e Susan Gonçalves”, aponta.

A emissora de Osasco vai manter a cobertura com links ao vivo, entrevistas exclusivas e matérias sobre os bastidores da folia integrada às redes sociais da emissora e também do elenco de apoio.

No estúdio, Simony será uma espécie de ombudsman da programação. “Ela vai ter a liberdade de falar tudo o que gostar e não gostar”, diz Dias. Ao lado dela, Thiago Pasqualotto comanda a interatividade com as redes sociais. O casting da transmissão será composto por Gretchen, Dani Bolina, Quitéria Chagas e Bruna Gonçalves, além do próprio Leo Dias, que comanda o estúdio na sexta e no sábado e segue para a reportagem nos demais dias.

Camarotes

Há sete anos presente na folia carioca, o UOL dá nome ao Camarote Nº 1 desde 2017. O portal também tem investido no pré-Carnaval paulistano com o festival de música CarnaUOL. Este ano, a cobertura e o evento proprietário do site já somam 13 patrocinadores, entre eles Amstel, Piraquê, Seda, SmartFit, Trident, Motorola, Americanas, Intense, Cacau Show, Gordons e Latam.

De acordo com Bebeto Pirró, diretor de publicidade do UOL, ainda há cotas por serem comercializadas e as marcas parcerias terão destaque “em toda cobertura editorial nos eventos de São Paulo e no Camarote CarnaUOL Nº 1 no Rio de Janeiro, com posts de influenciadores e na assinatura de toda a campanha publicitária que estamos fazendo em outros veículos”, diz.

Ainda segundo Pirró, há patrocinadores que preferem fazer ativações em apenas uma praça e a veiculação no UOL de forma nacional. “O importante é que conseguimos customizar uma solução para cada um deles, nenhuma cota é igual a outra”, aponta.

Até por isso, os valores de patrocínio apurados pelo PROPMARK variam de forma significativa. Ativações pontuais podem ser negociadas a partir de R$ 2,6 milhões, onde estão previstas a divulgação do logo na ambientação do festival em São Paulo, além de ativações na capital paulista e fluminense.

No entanto, a cota master para o CarnaUOL, incluindo mídia e ativações no evento em SP e no camarote no RJ, pode chegar a aproximadamente R$ 32 milhões brutos na tabela.

Os números da cobertura CarnaUOL de 2019 são extravagantes. A plataforma afirma ter atraído 23 milhões de visitas, realizadas por 11 milhões de visitantes únicos, que consumiram 50 milhões de minutos de conteúdo. Os canais oficiais do CarnaUOL, incluindo perfis de redes sociais no Facebook e Instagram, renderam 2,8 milhões de interações diretas com a audiência. Este ano, o portal aposta novamente na cobertura integrada.

Segundo Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL, eles terão colunistas tanto no festival como no camarote e haverá interação de influenciadores dos patrocinadores na cobertura editorial.

Murilo Garavello, diretor do UOL (Divulgação)

Além disso está prevista a cobertura dos tradicionais bailes cariocas e diferentes séries especiais como, Carna Na Quebrada, Meu Carnaval Inesquecível e o guia Um Bloco Para Chamar de Meu, onde vão dissecar os principais blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Olinda.

“Teremos equipes próprias nestas praças, além de colaboradores espalhados pelo Brasil. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, serão cerca de 70 pessoas envolvidas na cobertura. […] A integração é total. Todo conteúdo de Carnaval será de alguma maneira compartilhado nas redes do UOL. Outras editorias produzirão conteúdo, como o Viva Bem, com vídeos de coreografia com o parceiro Mix Dance; o Universa, com vídeos de previsões astrológicas com Márcia Sensitiva, e a MOV, protagonista na produção dos principais produtos da cobertura”, aponta Garavello.

Sambódromo

Para a transmissão exclusiva dos desfiles das escolas de samba dos grupos especiais do eixo Rio/São Paulo, a Globo renovou a parceria com Crefisa, Dorflex e Extra, enquanto Unilever chega em 2020 para completar a cota de patrocínios da cobertura Globeleza, que tem valor estimado em R$ 33,6 milhões, similar ao praticado na edição de 2019 (R$ 30 milhões), que ainda contava com Vigor e TRESemeé como parceiros.

A emissora planeja uma cobertura multiplataforma com ativações no ambiente digital, mas não deu detalhes sobre o projeto. A Globo também prepara os tradicionais flashes da avenida, dos blocos de rua e a apuração dos desfiles, com equipes em todas as praças.