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A TV Cultura Digital, canal da TV Cultura no YouTube, estreia no próximo dia 2 a série Marcas & Cidadania. O programa mostrará cases de responsabilidade social em diferentes áreas de atuação (educação, cultura, empoderamento feminino e acesso a água e alimento, por exemplo) desenvolvidos por marcas como Ambev, Avon, Banco Votorantim, Coca-Cola, Fiat Chrysler Automobiles, Reserva, Samsung, Santander e Unilever.

Com 12 episódios que serão exibidos semanalmente às terças-feiras, a produção será apresentada por João Faria. O jornalista atualmente assina também a coluna Marcas & Consumidores, no jornal Destak, e possui programa homônimo na Rádio Eldorado. “Apesar de ser um braço do trabalho que faço na coluna e na rádio, o programa é um produto com narrativa completamente diferente”, reforça Faria.

Ainda segundo o apresentador, o programa terá um formato de vlog e vai misturar entrevistas em estúdio com gravações externas. Ele comenta ainda que a maior preocupação da equipe foi com a curadoria de conteúdo, que adotou como critério contar histórias de projetos que tenham causado impacto real nas comunidades para as quais eles são direcionados. “O que fizemos foi listar os grandes problemas que a nossa sociedade enfrenta e checamos quais marcas tinham projetos voltados a eles. Depois, selecionamos empresas que tenham conquistado impactos expressivos – existem muitos projetos bacanas, mas que ainda não apresentam mudanças reais. Por fim, damos espaço também às pessoas que foram beneficiadas por cada iniciativa”, explica.

Para Ricardo Fiuza, diretor do núcleo digital da TV Cultura, o fato de dar voz a quem foi impactado pelos projetos é um dos principais diferenciais da produção. “A gente mostra que a iniciativa privada entende que isso é importante, mas não fazemos merchan de ninguém. É uma valorização das áreas do terceiro setor das empresas, que hoje em dia sabem a importância de se manter próximas à sociedade”, assegura.

Pela primeira vez investindo comercialmente na emissora, a Samsung é dona da cota de publicidade do programa. “Pensamos em formatos publicitários para todos os nossos projetos, inclusive os digitais”, completa Fiuza.

O diretor ressalta também que o conteúdo do Marcas & Cidadania se integra à programação da TV Cultura, que tem como missão a formação crítica de seu público. Faria tem a mesma opinião, e reforça que buscava um veículo que partilhasse do DNA socioeducativo para colocar em prática o projeto. O núcleo digital da TV Cultura utiliza como plataforma o YouTube e redes sociais para disponibilizar o acervo da emissora, replicar a programação da grade da TV e lançar conteúdo próprio, como é o caso do Marcas & Cidadania.

“Com o programa, o público verá quem são as grandes marcas que verdadeiramente estão empenhadas em mudar o quadro social da cidadania no país”, finaliza Faria.