Branded Content da Perdigão é uma das atrações (Divulgação)

Lançada há dois meses no Brasil, a plataforma de streaming VIX CINE E TV ultrapassou a marca de um milhão de usuários no mês de outubro.

O serviço é gratuito e oferece um catálogo com mais de 3 mil horas de filmes, séries, documentários, produções nacionais, shows ao vivo, conteúdos originais e até novelas latinas.

“Ter alcançado esse número foi uma surpresa porque ainda estamos na fase de adicionar conteúdo e nem começamos a divulgação mais ativa, essa audiência basicamente veio do boca a boca”, destaca Enor Paiano, country manager da VIX no Brasil.

Na VIX CINE E TV, diferentemente dos demais serviços de video on demand disponíveis no país, o acesso ao conteúdo é sem custo para o usuário e toda a receita vem dos anúncios.

“As plataformas gratuitas de streaming ainda são uma novidade no Brasil, mas nos EUA já existe um mercado consolidado, com muitos players importantes. As plataformas de vídeos on demand suportadas por publicidade (AVOD) vão faturar 10% do que farão todas as TVs, abertas e pagas, dos EUA”, comenta Rafael Urbina, CEO da VIX.

Por aqui, a empresa acredita que o AVOD vai abrir novas perspectivas para presença de marcas no ambiente de entretenimento e se prepara para crescer com o “branded content”. Um exemplo é a série Manda Brasa! com Churrasqueadas, que apresenta receitas feitas com os produtos da Perdigão.

No México, a Coca-cola escolheu 15 filmes – cujos temas giram em torno da comida – e criou a “Sessão Coca-cola” onde são exibidos seus comerciais; já nos EUA,  a empresa de varejo Target oferece a sessão Voces Latinas, que apresenta apenas filmes de diretores latino-americanos ou de ascendência latina, como Gonzalo Gonzalez, David Fernandez Jr e Carlos Portugal.

“Também queremos explorar mais os formatos tradicionais de vídeos pre-roll ou mid-roll – com viewability total e completion rate muito alto – de forma criativa, como já acontece no México e nos Estados Unidos”, complementa Paiano.

A versão em espanhol da VIX CINE E TV já conta com 10 milhões de downloads. Nos Estados Unidos, entrou para o Top 3 de aplicativos gratuitos de streaming de Filmes e TV na Roku para o público latino; também é TOP 10 em todos os países da América Latina que falam espanhol; e, no México, segundo o App Annie, é o número 1 em entretenimento.

O aplicativo VIX CINE E TV é gratuito e está disponível na Apple Store, no Google Play, e em plataformas de TV conectada como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast. Não é necessário nenhum cadastro ou assinatura para baixar.

O serviço também pode ser acessado via web.